Artistas se juntam ao Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros "Cansei"

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de agosto de 2007

Brasil

As artistas Hebe Camargo e Ivete Sangalo se juntaram ao movimento Cansei. O movimento surgiu depois dos diversos escândalos que envolveram o governo e da crise aérea provocada por dois grandes acidentes, o último o acidente com o vôo TAM 3054.

Segundo intelectuais brasileiros de esquerda que defendem o governo Lula, o "movimento Cansei se assemelha à Marcha da Família com Deus pela Liberdade, uma série de manifestações públicas organizadas em meados de 1964, pelas forças consideradas mais conservadoras de então".

O diretor-de-redação da revista de esquerda Carta Capital, Mino Carta defendeu em seu blog a idéia de que as manifestações recentes seriam preparação para um "golpe das elites" contra o Presidente: "Estamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade. Agora passa a se chamar Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Trata-se de uma fórmula mais elaborada, mais complexa, mas os objetivos são os mesmos".

Mino Carta e Revista Carta Capital já foram diversas vezes homenageados publicamente por Lula. Em São Paulo, em 30 de agosto de 2004 na cerimônia de premiação da pesquisa das "Empresas mais Admiradas no Brasil" em comemoração do aniversário da revista Carta Capital Lula disse: "...eu acho Mino, que a Carta Capital, faz a diferença. E eu acho que é uma boa política não ter a preocupação ou a disputa eminentemente de mercado. Eu acho que é preciso pensar na qualidade da informação que o povo brasileiro recebe, principalmente, num momento em que, muitas vezes, o denuncismo tem prevalência sobre a notícia e sobre a informação". [1] [2],[3]

O PT publicou com destaque em seu website o texto em que Carta defende a "tese golpista".[4]

Segundo manifesto publicado no website do "Cansei" em 2 de agosto de 2007: "Com o objetivo de despertar a vontade das pessoas para protestar contra tantos desmandos, foi anunciado na última semana o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, o Cansei.(...) Nossa intenção é, desde o início, que a sociedade brasileira seja ouvida. (...) Não é um movimento contra este ou aquele governo, como insistem aqueles que em tudo vêem interesses e possíveis vantagens partidárias. Tanto é que não estão previstos discursos. E isso também foi decidido desde as primeiras reuniões". [5]

Notícias Relacionadas

Referências

Fontes