Armênia: EUA devem explicar se F-16s foram dados para bombardear civis

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de outubro de 2020

O primeiro-ministro Nikol Pashinyan em entrevista ao The New York Times, falando sobre a guerra desencadeada pelo Azerbaijão contra Artsaque e o envolvimento da Turquia nela, observou que os Estados Unidos deveriam explicar se os caças F-16 foram vendidos à Turquia para bombardear civis.

A publicação diz que quando o primeiro-ministro falou ao telefone em 1º de outubro com o assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump, Robert O'Brien, ele levantou uma questão delicada: por que nada está sendo feito para impedir que o aliado de longa data dos Estados Unidos, a Turquia, use aviões F-16 de fabricação americana contra armênios étnicos? Pashinyan disse em uma entrevista que o conflito se tornou muito mais perigoso devido à intervenção militar direta da Turquia em apoio ao Azerbaijão.

“Os Estados Unidos precisam explicar se deram esses F-16 para bombardear aldeias pacíficas e civis”, disse Pashinyan. Ele observou que O'Brien "ouviu e reconheceu" suas preocupações.

De acordo com Pashinyan, as atuais hostilidades representam uma ameaça existencial devido à intervenção da Turquia. Ele lembrou que o predecessor da Turquia, o Império Otomano, matou cerca de 1,5 milhão de armênios no final da Primeira Guerra Mundial.

Ao mesmo tempo, Pashinyan se recusou a dizer se a Armênia está pronta para render qualquer território no âmbito de um possível acordo pacífico, insistindo que esta questão não deve ser respondida por ele, mas pela liderança de Artsaque.

A Turquia apoia ativamente o Azerbaijão em operações militares contra Artsaque. Do lado do Azerbaijão, militantes mercenários destacados pela Turquia estão lutando, equipamento militar turco está sendo usado, oficiais militares de alto escalão estão no comando das operações.

Na manhã de 27 de setembro, o Azerbaijão atacou a República de Artsaque, com conflitos em toda a fronteira. A infraestrutura civil e civis também foram sujeitos a bombardeios e ataques de azerbaijanos. Além disso, jornalistas franceses e armênios foram feridos em Martuni.

Fontes

Ligação a um site em russo Пашинян - NYT: США должны объяснить, были ли эти F-16 даны для обстрела мирного населенияPanarmenian, 6 de outubro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com