Aplicativo Nexta Live falso coletou informações sobre manifestantes na Bielorússia
3 de setembro de 2020
O Google removeu de sua loja Google Play Store o aplicativo denominado Nexta Live, que era usado para a coleta de dados pessoais de residentes da Bielorrússia (também Belarus) que participavam de protestos antigovernamentais contra a recente fraude eleitoral [na reeleição de Aleksandr Lukashenko].
A apresentação do aplicativo indicava que o Nexta Live era a agência de notícias oficial do Android Nexta, que ganhou popularidade em conexão com os protestos. No entanto, em mensagem no Telegram, os representantes do canal afirmaram que o aplicativo nada tem a ver com o serviço e que o Nexta Live foi desenvolvido para coletar dados dos manifestantes. Por isto, os usuários estão sendo fortemente encorajados a remover o programa de seus dispositivos.
De acordo com um pesquisador de segurança da informação da Bielorússia, que deseja manter o anonimato, o Nexta Live coleta dados de geolocalização, bem como informações sobre o dono do aparelho, e envia as informações coletadas para um servidor remoto.
De acordo com o especialista em segurança da informação Gabriel Tsirlig, que também analisou o aplicativo, o programa se vincula ao domínio arcpi.nextialive.roimaster.site com o endereço IP russo 89.223.89.47. Nem o domínio e nem o endereço IP aparecem nas listas de ameaças e, aparentemente, não têm nada a ver com campanhas maliciosas, mas, de acordo com o site especializado ZDNet, o mesmo endereço IP já foi usado para hospedar outros domínios suspeitos.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Поддельное приложение NEXTA LIVE собирало информацию о протестующих в Беларуси", proveniente de Wikinotícias em Russo em sua versão de 3 de Setembro de 2020. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|