Após inundações, pessoas protestam contra governo da Líbia

Fonte: Wikinotícias

19 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Centenas de pessoas protestaram na segunda-feira na cidade de Derna, atingida por inundações, no leste da Líbia. Os manifestantes exigiram que os funcionários do governo assumissem a responsabilidade pela destruição causada pela enchente.

“Uma investigação rápida e ações legais contra os responsáveis ​​pelo desastre”, fazia parte de uma declaração lida em nome dos manifestantes.

Os manifestantes exigem a instalação de um escritório das Nações Unidas em Derna, bem como uma investigação sobre os orçamentos da cidade e "a reconstrução da cidade, além de compensação para os residentes afetados", afirmou o comunicado.

Segunda-feira à noite, Hichem Abu Chkiouat, ministro do governo do leste da Líbia, disse que Abdel-Moneim al-Gaithi, o prefeito de Derna no momento das enchentes, havia sido suspenso de seu cargo e enfrentava uma investigação. A Reuters não conseguiu entrar em contato imediatamente com Ghaithi para comentar.

Além disso, o governo no leste da Líbia disse que o primeiro-ministro Usama Hamad demitiu todos os membros do conselho municipal de Derna e os encaminhou para investigação.

Alguns manifestantes reuniram-se em frente à Mesquita Sahaba, enquanto outros sentaram-se no telhado do marco histórico de Derna. Gritos foram dirigidos a Aguila Saleh, chefe do Parlamento líbio.

Este é o primeiro protesto desde as enormes inundações da semana passada, desencadeadas por fortes chuvas que romperam duas barragens e destruíram edifícios.

No sábado, o procurador-geral da Líbia, al-Sediq al-Sour, abriu uma investigação sobre o colapso das duas barragens, construídas na década de 1970.

A agitação política na Líbia fez com que a manutenção de infra-estruturas vitais fosse negligenciada, segundo políticos e analistas.

Fontes