Antony Blinken se encontra com ministro das Relações Exteriores da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

14 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrou no sábado com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, à margem da cúpula da ASEAN em Phnom Penh.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que Blinken discutiu com Kuleba o compromisso inabalável dos Estados Unidos de ajudar a Ucrânia com ajuda humanitária acelerada e esforços de inverno para mitigar os danos dos ataques contínuos da Rússia a infraestrutura crítica.

Os dois funcionários também falaram sobre a eficácia contínua da Ucrânia no campo de batalha, e Blinken reiterou que “o momento e a substância de qualquer estrutura de negociação continuam sendo uma decisão da Ucrânia”.

Blinken e Kuleba reafirmaram a importância da renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro antes de expirar em 19 de novembro e seu papel no apoio à segurança alimentar global.

A Rússia diz que quer acesso irrestrito aos mercados para suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes como parte de qualquer renovação da iniciativa de grãos que permite à Ucrânia exportar grãos dos portos do Mar Negro. Autoridades ucranianas acusaram a Rússia de fazer “jogos da fome” com o mundo.

Fontes