Afiliadas da Globo no Paraná perdem dois anunciantes

Fonte: Wikinotícias

4 de novembro de 2019

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Duas empresas, uma imobiliária e uma rede de supermercados, divulgaram notas na última sexta-feira (1º/11) em que vão deixar de anunciar nas emissoras da Rede Globo no estado paranaense. As empresas Habitec Imóveis e Condor Hipermercados alegam que os programas jornalísticos da RPC (afiliada à Globo no Paraná) são "contra o atual governo".

Habitec Imóveis encaminhou ao público e à direção local das emissoras RPC, carta onde formaliza a decisão de não renovar contrato de veiculação com a emissora:

Não podemos compactuar com a posição que a Rede Globo vem tomando em diversos episódios de seu jornalismo. Não temos visão político partidária, mas sentimos que o momento exige de todos nós um compromisso maior com o país. E infelizmente o que temos visto é um desserviço à nação com uma posição da Rede Globo, a quem vocês são filiados, que não soma em nada para que, juntos, saiamos da crise em que nos encontramos.

Rodrigo Viana, da Habitec Imóveis

Condor Hipermercados também encaminhou ao público e à direção local da RPC e que manterá a posição "até que a emissora assuma uma postura mais justa, de acordo com a vontade da maioria da população, que elegeu o nosso atual presidente” Jair Bolsonaro.

Em vista do posicionamento duvidoso da Rede Globo em relação à pessoa do nosso Presidente da República, comunico que hoje tomamos a decisão em nossa empresa de cancelar nossas inserções em todo o jornalismo nacional da emissora, isto é, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional, bem como de programas que vão contra os princípios e valores familiares. Entendemos que em vista da franca recuperação econômica do nosso país, a emissora não deve ser somente imparcial, mas também não deve dar publicidade a notícias sensacionalistas, que só servem de especulação e municiam os que se opõem ao progresso do nosso Brasil ou que deponham contra a instituição familiar.

Direção da Condor Hipermercados

Reações

O Partido dos Trabalhadores soltou nota em que critica o uso de "era negra" para se referir ao governo anterior e acusou a empresa de ser racista e preconceituosa:

Declaramos total repúdio ao Grupo Condor, que ao usar o termo “era negra”, em nota onde afirma que não vai mais realizar anúncios na TV Globo, revela racismo e preconceito por parte do grupo empresarial.

nota do PT

A RPC e a Globo não se manifestaram sobre a perda de anunciantes até ontem (3/11).

Fontes