Acordo com a Coreia do Norte

Fonte: Wikinotícias
Condollezza Rice, Secretária de Estado dos Estados Unidos.

30 de junho de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os inspetores do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) mostraram-se otimistas frente à inspeção que se levou a cabo na sexta-feira 29. Foi a primeira visita ao complexo do Yongbyon desde que os inspetores foram expulsos do país em 2002.

O reator de 5 megawatts, que se acredita ser ou ter sido o maior meio para enriquecimento nuclear da Coréia do Norte, provavelmente capaz de gerar suficiente plutônio para produzir uma bomba atômica por ano.

Em fevereiro, a Coréia do Norte concordou em fechar sua planta nuclear em Yongbyon em troca de ajuda humanitária e econômica. As seis partes no acordo são a China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Rússia e os Estados Unidos da América.

"Visitamos todos os lugares que planejávamos visitar, e a cooperação foi excelente", disse a autoridade da OIEA, Olli Heinonen.

A Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, Condoleezza Rice, expressou um desejo de que tudo se resolva logo. "Esperamos que tudo seja mais rápido, visto que já se iniciaram - assim acreditam - os esforços da Coréia do Norte para cumprir com suas obrigações".

Ver também

Fontes