A missão espacial Axiom retorna à Terra

Fonte: Wikinotícias
Tripulação da missão

10 de fevereiro de 2024

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma tripulação internacional privada de quatro pessoas da empresa espacial comercial Axiom pousou com segurança na sexta-feira na costa atlântica da Flórida, após uma missão de duas semanas na Estação Espacial Internacional (EEI).

Em um comunicado publicado em seu site, a Axiom disse que a tripulação caiu na sexta-feira, por volta das 8h30 EST, após se desacoplar da EEI na quarta-feira a bordo de uma espaçonave Dragon alugada de outra empresa, a SpaceX.

A tripulação incluía o astronauta aposentado da NASA Michael Lopez-Alegria, que serviu como comandante da missão; da Itália, o Coronel da Força Aérea Italiana Walter Villadei; da Turquia, o especialista em missões Alper Gezeravcı e, da Suécia, o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt.

Foi a terceira missão tripulada da Axiom à EEI. Durante a viagem, Gezeravcı tornou-se o primeiro cidadão turco a voar no espaço, e Wandt, o primeiro astronauta da ESA a voar numa missão comercial.

A empresa disse que durante a missão de 18 dias, a tripulação da Axiom conduziu mais de 30 experimentos e mais de 50 “engajamentos de divulgação”, que incluíram discussões em vídeo com crianças em idade escolar de seus países de origem.

A Turquia, a Itália e a Suécia ajudaram a financiar a missão, pagando cada uma cerca de 55 milhões de dólares.

A Axiom Space disse que planeja lançar sua quarta missão, AX-4, para a EEI ainda este ano, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Fontes[editar | editar código-fonte]