A missão espacial Axiom retorna à Terra
10 de fevereiro de 2024
Uma tripulação internacional privada de quatro pessoas da empresa espacial comercial Axiom pousou com segurança na sexta-feira na costa atlântica da Flórida, após uma missão de duas semanas na Estação Espacial Internacional (EEI).
Em um comunicado publicado em seu site, a Axiom disse que a tripulação caiu na sexta-feira, por volta das 8h30 EST, após se desacoplar da EEI na quarta-feira a bordo de uma espaçonave Dragon alugada de outra empresa, a SpaceX.
A tripulação incluía o astronauta aposentado da NASA Michael Lopez-Alegria, que serviu como comandante da missão; da Itália, o Coronel da Força Aérea Italiana Walter Villadei; da Turquia, o especialista em missões Alper Gezeravcı e, da Suécia, o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt.
Foi a terceira missão tripulada da Axiom à EEI. Durante a viagem, Gezeravcı tornou-se o primeiro cidadão turco a voar no espaço, e Wandt, o primeiro astronauta da ESA a voar numa missão comercial.
A empresa disse que durante a missão de 18 dias, a tripulação da Axiom conduziu mais de 30 experimentos e mais de 50 “engajamentos de divulgação”, que incluíram discussões em vídeo com crianças em idade escolar de seus países de origem.
A Turquia, a Itália e a Suécia ajudaram a financiar a missão, pagando cada uma cerca de 55 milhões de dólares.
A Axiom Space disse que planeja lançar sua quarta missão, AX-4, para a EEI ainda este ano, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
Fontes
- ((en)) Axiom Space Mission Returns to Earth — Voz da América, 10 de fevereiro de 2024
Esta página está arquivada e não é mais editável. |