2006 levará um segundo a mais para começar

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.
Na Wikipédia há um artigo sobre Segundo.
Um relógio atômico.

31 de dezembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Observatório Naval dos Estados Unidos, localizado em Washington D.C., ajustará seus relógios atômicos fazendo uma pausa de um segundo no dia 31 de dezembro.

A exatidão dos relógios atômicos se baseia na ressonância do césio 133. Um segundo é definido como 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado básico de césio 133 (a 0 Kelvin).

A constância ressonante do césio ultrapassa a exatidão da rotação da Terra ao redor do Sol.

Devido a facto de o eixo da Terra variar com as marés lunares e ventos atmosféricos, o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência, com sede no Observatório de Paris, já teve que solicitar 22 segundos de atraso desde 1972. A última vez que se realizou ajuste desse tipo foi em 1998.

Fontes

Nota: Atualizado em 22 de setembro de 2009 por Richard Melo da Silva. Adicionado predefinição de tradução, predefinição de comentários e traduzindo predefinições de referências. Para maiores informações veja o histórico.
Nota: Atualizado em 12 de abril de 2010 por Richard Melo da Silva. Corrigindo imagem, ligações externas e adicionando código linguístico à predefinições de referências. Para maiores informações veja o histórico.