2006 levará um segundo a mais para começar

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Attention niels epting.svg
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.
Wikipedia-logo-v2.svg
Na Wikipédia há um artigo sobre Segundo.

31 de dezembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O Observatório Naval dos Estados Unidos, localizado em Washington D.C., ajustará seus relógios atômicos fazendo uma pausa de um segundo no dia 31 de dezembro.

A exatidão dos relógios atômicos se baseia na ressonância do césio 133. Um segundo é definido como 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado básico de césio 133 (a 0 Kelvin).

A constância ressonante do césio ultrapassa a exatidão da rotação da Terra ao redor do Sol.

Devido a facto de o eixo da Terra variar com as marés lunares e ventos atmosféricos, o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência, com sede no Observatório de Paris, já teve que solicitar 22 segundos de atraso desde 1972. A última vez que se realizou ajuste desse tipo foi em 1998.

Fontes

Nota: Atualizado em 22 de setembro de 2009 por Richard Melo da Silva. Adicionado predefinição de tradução, predefinição de comentários e traduzindo predefinições de referências. Para maiores informações veja o histórico.
Nota: Atualizado em 12 de abril de 2010 por Richard Melo da Silva. Corrigindo imagem, ligações externas e adicionando código linguístico à predefinições de referências. Para maiores informações veja o histórico.