Zona sul de Piracicaba teve pior vendaval em pelo menos 30 anos
4 de fevereiro de 2024
Na última quarta-feira (31), um forte vendaval atingiu a zona sul de Piracicaba, causando muitos estragos e assustando os moradores. Segundo registros de imprensa de diferentes épocas, foi o fenômeno meteorológico mais destrutivo já ocorrido na região, que escapou de outras tempestades violentas que afetaram outras partes da cidade, como em 20/10/1995, 29/03/2006, 21/07/2013 e 27/09/2023.
O fenômeno meteorológico foi provocado pela entrada brusca de uma frente fria, que trouxe uma massa de ar frio e seco. Os ventos chegaram a mais de 100 km/h, de acordo com a PREVOTS (Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas), que monitora o tempo severo no Brasil. A zona sul foi a área da cidade mais atingida pelo vendaval, que não veio acompanhado de chuva.
Os bairros mais afetados foram Itapuã, Monte Líbano e Campestre, onde a força do vento danificou parte do muro do córrego Itapuã, derrubou árvores, espalhou galhos pelas ruas, e destelhou alguns imóveis. Telhas de zinco foram arremessadas a longas distâncias, e algumas lonas usadas para proteger telhados e veículos ficaram presas em fios elétricos. Apesar da intensidade das rajadas de vento, não houve falta de luz, nem desabrigados e nem desalojados.
Os moradores relataram momentos de pânico e surpresa com a ventania que, segundo eles, veio de repente e sem aviso prévio. "Eu estava no quintal, tirando as roupas do varal, quando começou a ventar. Daí veio um redemoinho e arrancou a telha que segurava a antena parabólica. Voou tudo", conta Maria Arrosi, do bairro Campestre.
"Eu estava na casa de um amigo. Do nada, veio uma ventania. Derrubou todas as plantas que estavam em cima do muro e jogou a tampa da caixa d'água a uns quatro metros de altura", contou Roberto, que estava no bairro Monte Líbano no momento do evento.
Os moradores estão se ajudando de forma voluntária para limpar os estragos e consertar os danos causados pelo vendaval, que também derrubou a cobertura de um posto de combustíveis no município de Capivari. Eles afirmam que, por ser uma área periférica, a espera pelo poder público costuma ser muito demorada.
Notícia Relacionada
[editar | editar código-fonte]- "Vendaval danifica muro, derruba cobertura de posto e destelha imóveis na RMP", Wikinotícias, 1 de fevereiro de 2024.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Registros preliminares de tempo severo em janeiro de 2024 — Twitter/X (PREVOTS), 1 de fevereiro de 2024