Piracicaba: Temporal derruba centenas de árvores; evento pode ter sido um microburst
29 de setembro de 2023
Um temporal violento atingiu a cidade de Piracicaba na tarde da última quarta-feira, 27 de setembro de 2023, deixando um rastro de destruição em diversos bairros. Rajadas de vento intensas, estimadas em mais de 30 m/s (108 km/h), causaram a queda de mais de 130 árvores, postes e o desabamento do muro de um condomínio no bairro Jardim Caxambu, além de destelhar várias residências e provocar o colapso de um barracão (galpão) na Avenida Comendador Luciano Guidotti. A interrupção na rede elétrica também afetou muitas áreas da cidade.
A tempestade começou por volta das 17h50, e durou cerca de 5 minutos. Os bairros mais afetados foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi. No bairro Alto, houve uma breve perda de força na eletricidade devido aos ventos, com a energia sendo restaurada por conta própria em menos de meia-hora. No entanto, em áreas como o Jardim Elite e o Piracicamirim, a situação foi mais crítica, com a fiação elétrica sofrendo danos significativos, sejam pelas quedas de árvores ou pelo impacto das rajadas de vento, levando a um retorno da eletricidade somente por volta da meia-noite em alguns pontos. Moradores relataram oscilações na energia antes de sua interrupção total, enquanto outros experimentaram apenas piscadas intermitentes de luz.
A suspeita de que o evento climático tenha sido um microburst (microexplosão) se deve aos danos extremamente localizados, que foram mais intensos em alguns bairros, como o Jardim Elite, do que em outros mais distantes, como o Centro da cidade.
A frente de rajada que atingiu Piracicaba foi causada pelo encontro entre uma frente fria e uma massa de ar quente e seco. O recorde de temperatura em Piracicaba, que chegou a 40,8°C em 24 de setembro, contribuiu para a intensidade do fenômeno. A tempestade da quarta-feira foi mais destrutiva do que a microexplosão que atingiu a cidade no mês passado, em 12 de agosto, que teve ventos de até 87 km/h.
Autoridades locais estão trabalhando na remoção das árvores caídas e na recuperação das áreas afetadas. Os moradores estão sendo orientados a tomar precauções extras, uma vez que uma frente fria pode chegar ao estado de São Paulo amanhã, trazendo chuvas fortes.
Notícia Relacionada
Fontes
- ((pt)) EPTV e g1 Piracicaba. Prefeitura registra queda de 120 árvores durante temporal em Piracicaba; veja balanço — G1, 29 de setembro de 2023. Página visitada em 29 de setembro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |