Zona do Euro entra em recessão

Fonte: Wikinotícias
Zona do euro

14 de novembro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do Euro teve uma contração de 0,2% no terceiro trimestre do ano, na comparação com o segundo trimestre, quando também houve contração de 0,2% na comparação com o período imediatamente anterior, segundo os dados preliminares disponibilizados pela Eurostat. Dessa forma, pela primeira vez na história da União Européia, a zona do Euro entra em recessão. Em breve, deve se integrar ao grupo o Reino Unido, em que há a expectativa de retração no PIB em 0,5% neste trimestre.

A notícia é divulgada quando algumas das principais economias do continente europeu já anunciaram recessão, como Alemanha, Itália e Espanha. A França, até o momento, é a única grande economia européia que não apresenta diminuição no PIB.

Banco Central da Zona do Euro. Foto: Eric Chan

Os países que compõem o grupo que utiliza a moeda única são: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Áustria, Irlanda, Finlândia, Eslovênia, Chipre, Malta, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Grécia.

'Agindo agora nós podemos estimular o crescimento de todas as nossas economias. O custo da inação será bem maior do que o custo de qualquer ação'

Gordon Brown, primeiro-ministro do Reino Unido

Em Portugal, o PIB no terceiro trimestre de 2008 terá registrado uma variação nula frente o trimestre anterior, mas no ano, ainda apresenta uma variação positiva de 0,1%.

Fontes