Zimbábue ordena que funcionários do governo sejam vacinados contra COVID

Fonte: Wikinotícias

21 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Zimbábue ordenou que todos os funcionários do governo sejam vacinados contra o coronavírus, ou perderão o pagamento se recusarem. Mas um dos maiores grupos de trabalhadores do governo está resistindo à vacinação obrigatória, enquanto outro pede o cumprimento da diretiva.

Depois de uma reunião de gabinete na terça-feira, Monica Mutsvangwa, ministra da Informação do Zimbábue, disse a repórteres que o governo estava preocupado com o aumento contínuo de casos de COVID-19 no país.

“À luz do aumento contínuo de casos de COVID-19, o gabinete aprovou o seguinte: o descongestionamento dos locais de trabalho do setor público e privado. Ao assumir a liderança, o governo reduziu ainda mais sua força de trabalho para 25%. A prioridade será dada ao pessoal vacinado; Segundo, que os tribunais sejam abertos apenas para casos de prisão preventiva e urgência; e três, que todos os funcionários públicos sejam vacinados e aqueles que adoeçam sem terem sido vacinados não terão direito ao seguro COVID-19”, disse Mutsvangwa.

Robson Shereni, chefe do Sindicato de Professores Rurais do Zimbábue, diz que a diretiva deve ser desafiada.

“Estamos dizendo que o programa de vacinação deve ser voluntário, nenhum trabalhador deve ser forçado a se vacinar. O governo deve se esforçar mais para realmente disponibilizar informações sobre as pessoas que estão sendo vacinadas. Essa é a prioridade em que o governo deve se concentrar. Em vez de forçar os trabalhadores a serem vacinados”, disse Shereni.

Fontes