Saltar para o conteúdo

Banco central do Zimbabué afirma ter ativos no valor de 2,5 toneladas de ouro

Fonte: Wikinotícias

5 de abril de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na véspera do lançamento de uma nova moeda, o banco central do Zimbabué anunciou na quinta-feira que possui o equivalente a 2,5 toneladas de reservas de ouro.

Falando em Harare depois de ver os ativos do Banco Central do Zimbabué, John Mushayavanhu, o governador do novo banco, disse ao Presidente Emmerson Mnangagwa que o balanço do banco era saudável, com reservas de ouro e outros minerais no valor de US$ 175 milhões.

“Assumi o controle do banco central”, disse Mushayavanhu, “e uma das coisas que tive de fazer ao assumir foi verificar os ativos que o banco central detém. E esta manhã mostrei a [Mnangagwa] o ouro que está nos cofres, e posso confirmar que temos nos cofres do banco central 1,1 toneladas de ouro”.

“Também temos outros minerais — diamantes e assim por diante. Se convertidos em ouro, [eles seriam] iguais a 0,4 tonelada de ouro. Temos outro ouro que é mantido no exterior. Vale 1 tonelada de ouro”.

Na sexta-feira, uma moeda apoiada em ouro deve substituir o inútil dólar local, que é atualmente negociado a cerca de 30.000 por um dólar americano e, ao contrário do rand sul-africano, não circula nos países vizinhos.

Esta foi a primeira vez na memória recente que o banco central prestou contas dos seus ativos de ouro e minerais.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas sobre se o país tinha ouro suficiente para apoiar a sua nova moeda, Mnangagwa disse: “Deixem-me assegurar-vos que o meu governo não trabalha com base em rumores. Trabalhamos com fatos. Os rumores podem continuar a voar, mas vocês puderam vir aqui e ver os fatos por si próprios. Então você deveria comparar os fatos que vê hoje e os rumores que você ouve nas ruas.”

O Zimbabué introduziu e abandonou pelo menos cinco moedas desde a independência em 1980, todas elas perdendo valor e tornando-se quase inúteis.

Fontes[editar | editar código-fonte]