Zelensky visita tropas após ignorar Lula na Cúpula do G7

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após ignorar Lula na Cúpula do G7 no domingo passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse hoje que visitou as tropas nas linhas de frente. Sem dar uma localização específica, Zelenskyy postou no Telegram uma série de fotos ao lado de militares. "Ao retornar de uma visita ao exterior, o presidente Volodymyr Zelenskyy visitou as posições de linha de frente das forças armadas ucranianas na linha de defesa Vugledar-Maryinka na região de Donetsk", anunciou o governo em um comunicado, conforme reporta a VOA News.

O incidente com Luiz Inácio Lula da Silva em Hiroshima, no final da Cúpula do G7, quando Zelensky não compareceu a um encontro marcado às pressas por iniciativa de sua equipe. O governo da Ucrânia esperava que Lula criticasse oficialmente a Rússia, o que o presidente brasileiro já disse diversas vezes que não faria. O jornal francês Les Echos opiniou que Zelensky teve um "desencontro de agendas com o presidente brasileiro", já que esperava amplo apoio do Brasil e da Índia, dois dos países que fazem parte do BRICS, como a Rússia.

Zelensky acabou criando polêmica pela resposta que deu aos repórteres quando foi perguntado se estava decepcionado por não ter encontrado Lula. "É ele que deve estar decepcionado", disse, com um sorriso irônico. Lula, no entanto, negou estar decepcionado, mas disse estar "chateado" e explicou: "não sei, talvez ele tivesse outro compromisso".

O Itamaraty negou que Zelensky tenha sido uma "surpresa" na Cúpula e disse que o governo brasileiro tinha sido avisado no dia 10 de maio que o líder ucraniano estaria no Japão, mas um jornal francês reportou que a comitiva brasileira chamou a situação de "armadilha", numa alusão a Zelensky e outros líderes do G7 pressionarem Lula para que este adotasse uma postura antiRússia.

Fontes