Xi Jinping visitará a Arábia Saudita em dezembro

Fonte: Wikinotícias

8 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês Xi Jinping está planejando uma visita à Arábia Saudita dentro de um ano, informou o Wall Street Journal.

O jornal noticiou no dia 7, citando uma fonte familiarizada com o plano, que os preparativos para a reunião de cúpula entre o presidente Xi e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman estão na fase final.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse no final do mês passado que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e a Arábia Saudita e coloca a Arábia Saudita em primeiro lugar na política externa.

A notícia da visita do presidente Xi à Arábia Saudita veio quando muitos países hesitaram em apoiar a Ucrânia ou a Rússia, no recente conflito.

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão em desacordo desde a decisão do mês passado de cortar a venda de petróleo da OPEP, um grupo de países produtores de petróleo.

Os EUA criticaram a Arábia Saudita, que liderou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), dizendo que a decisão de cortar a produção é um ato que beneficia a Rússia.

Em resposta, a Arábia Saudita insistiu que a decisão foi baseada inteiramente na lógica econômica.

Fontes