Xi Jinping reeleito para terceiro mandato

Fonte: Wikinotícias

24 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês Xi Jinping foi reeleito como secretário-geral do Partido Comunista da China no dia 23, como esperado.

Como resultado, Xi conseguiu um feito sem precedentes de três mandatos como secretário-geral e deve ser reeleito como presidente do país em duas sessões na próxima primavera.

Nesse caso, o presidente Xi garantirá um terceiro mandato como presidente do Estado. Esta é a primeira vez desde o primeiro presidente chinês, Mao Zedong.

No mesmo dia, o PCC também anunciou uma lista de sete membros do Comitê Permanente do Politburo, que é a liderança suprema do PCC.

As sete pessoas incluíam o presidente Xi, Li Qiang, secretário do Partido Comunista da China na cidade de Xangai, Zhao Leji, secretário do Comitê Central de Inspeção Disciplinar, Huning Wang, secretário do Secretariado Central, Cai Qi, secretário do Partido da cidade de Pequim, Ding Xuexiang, diretor do Escritório Central, e Li Shi, secretário do Partido da Província de Guangdong.

Como resultado, o Comitê Permanente do Politburo ficou cheio de assessores de Xi.

Enquanto isso, no congresso do partido que encerrou no dia 22, o primeiro-ministro Li Keqiang e Wang Yang, presidente da Conferência Consultiva Política, foram excluídos da lista de candidatos ao 20º Comitê Central, e excluídos da liderança suprema.

Fontes