Xi Jinping pede a Trump que evite aumentar tensão com a Coreia do Norte

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Agência VOA

12 de agosto de 2017

Xi Jinping.

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu neste sábado (12) ao seu homólogo americano, Donald Trump, que evite "palavras e actos" capazes de "exacerbar" a tensão na península coreana, informou a TV estatal chinesa. Em conversa por telefone com o Presidente americano, Xi também exortou todas as partes a "dar provas de moderação" e a "manter um rumo geral de diálogo, negociações e acordo político", destacou a CCTV. O líder chinês assinalou que "China e Estados Unidos compartilham o interesse comum de livrar a península coreana das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade" na região.

Segundo a CCTV, Trump respondeu que "as relações entre China e Estados Unidos se encontram em um estado de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar". A Casa Branca confirmou que, durante a conversa, os dois presidentes "reafirmaram seu compromisso mútuo com uma península coreana livre de armas nucleares". Esta chamada entre presidentes é considerada por analistas políticos como muito importante, depois de uma semana de troca de ameaças entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, no que toca a ataques nucleares. O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ameaçou atacar a ilha americana de Guam, localizada no Oceano Pacífico.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati