Xi Jinping pede a Trump que evite aumentar tensão com a Coreia do Norte
12 de agosto de 2017
O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu neste sábado (12) ao seu homólogo americano, Donald Trump, que evite "palavras e actos" capazes de "exacerbar" a tensão na península coreana, informou a TV estatal chinesa. Em conversa por telefone com o Presidente americano, Xi também exortou todas as partes a "dar provas de moderação" e a "manter um rumo geral de diálogo, negociações e acordo político", destacou a CCTV. O líder chinês assinalou que "China e Estados Unidos compartilham o interesse comum de livrar a península coreana das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade" na região.
Segundo a CCTV, Trump respondeu que "as relações entre China e Estados Unidos se encontram em um estado de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar". A Casa Branca confirmou que, durante a conversa, os dois presidentes "reafirmaram seu compromisso mútuo com uma península coreana livre de armas nucleares". Esta chamada entre presidentes é considerada por analistas políticos como muito importante, depois de uma semana de troca de ameaças entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, no que toca a ataques nucleares. O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ameaçou atacar a ilha americana de Guam, localizada no Oceano Pacífico.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Redação VOA. Xi pede a Trump que evite aumentar tensão com Coreia do Norte— Voz da América, 12 de agosto de 2017
- Redação Veja. Presidente chinês pede que Trump evite tensão com Coreia do Norte— Veja, 12 de agosto de 2017
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|