Wikipedistas russos escreveram uma carta de apoio aos seus colegas ucranianos

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, a Wikipédia russa tem discutido sobre como exatamente a Wikipédia deveria reagir a este evento (e se deveria). Os administradores chamaram a atenção para o fato de que pessoas não familiarizadas com a Wikipédia muitas vezes confundem o idioma como pertencente a um determinado país e sugeriram que pelo menos se dissociassem do governo russo.

“Como esta é uma Wikipédia russa, muitos a consideram automaticamente russa. No contexto de agressão unilateral por parte da Rússia, para a reputação da versão, é simplesmente necessário enfatizar de todas as maneiras possíveis que não é assim”, afirmou um usuário.

Um administrador observou que “tentar impedir as pessoas de quererem a paz quando há uma guerra acontecendo é como tentar impedir as pessoas de respirar.”

Além disso, os participantes sugeriram emitir um comunicado à imprensa, um banner, alterar temporariamente o logotipo da Wikipédia ou criar uma caixa de usuário especial.

A partir de 26 de fevereiro de 2022, a ideia da caixa recebeu suporte mais ou menos consistente. Além disso, muitos participantes colocaram em sua página um mapa da Ucrânia nas cores da bandeira nacional.

Como resultado, um administrador escreveu e postou uma carta de apoio na Wikipédia ucraniana, que muitos participantes assinaram. Tradução do texto:

Caros participantes da Wikipédia ucraniana, queridos ucranianos!

Nós, membros da Wikipédia em russo, condenamos a agressão da Rússia e nos solidarizamos com a Ucrânia e seu povo.

A Wikipédia é uma comunidade, embora as pessoas neguem. Uma comunidade que vive em diferentes países fala línguas diferentes, adere a diferentes crenças políticas, religiosas e outras. Mas somos um, o que permite que a Wikipédia avance e seja o recurso mais popular do mundo moderno.

E agora nossa comunidade, você e eu, as pessoas que escrevem a Wikipédia, as seções da enciclopédia que tentam preservar todo o conhecimento humano, em russo e ucraniano, estão divididas. A divisão não se deve a algumas diferenças internas, mas ao fato de que uma guerra sangrenta está ocorrendo em torno de muitos de nossos colegas e amigos. Munições caem sob alguns deles, outros são dominados pelo medo e desespero. Guerra. Híbrido, interno, externo. Não importa como você o chame, mudar o nome do projétil não será menos mortal. Começou em 2014, durou 8 anos e chegou ao seu apogeu agora. O suficiente!

Não importa se você é russo ou ucraniano, não importa se você é muçulmano ou cristão, não importa se você é judeu ou árabe. Queremos e desejamos que haja sempre paz sob suas cabeças e que nenhum de vocês tenha que acordar ao som de ataques aéreos e metralhadoras. Como membros da comunidade da Wikipédia em russo, do Movimento Wikimedia em geral, apoiamos todos os que estão com medo, todos os que sofrem.

Muitos membros da Wikipédia em russo compartilham esses pontos de vista, mas têm medo de assinar, temendo represálias das autoridades.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.