Wikipedia russa agora tem 7.500 artigos de boa qualidade

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Em 8 de outubro, a Wikipédia russa comemorou a publicação de 7.500 "Bons artigos". O jubileu foi o artigo "Гачимучи" (Gachimuchi) escrito pelo participante Krasny (Nikolai Bulykin).

O status "Artigo bom " é um dos três status que um artigo de alta qualidade na Wikipédia russa pode receber. Os outros dois status são “Bom” e “Escolhido”. Também existem os status "Lista de favoritos" e "Portal de favoritos". O estatuto de "Artigo Bom" é atribuído desde 2014, mas o número de "Artigos bons" já ultrapassa o número de artigos "Bom" (são 3.968 em 9 de outubro) e artigos "Escolhidos" (1.527), que começaram a ser eleitos muito antes ("Escolhido" desde 2004 e "Bom" desde 2006).

Em outras grandes seções da Wikipédia, esse status não existe; existem apenas "Favoritos" e "Bons artigos". O status "Artigo bom" também existe na Wikipédia em bashkir e tajique. Além disso, um status semelhante existe em três Wikipédias de línguas escandinavas. Nas seções dinamarquesa e finlandesa o título é traduzido como "Artigo em perspectiva" e em sueco como "Artigo em destaque". No entanto, esses status diferem do status “Artigo bom” em termos de requisitos.

Na verdade, na Wikipédia russa, mais artigos receberam o status de "Bom", mas 143 deles posteriormente perderam seu status, e alguns receberam o status de "Bom" (310 artigos) ou "Escolhidos" (27 artigos).

Para obter o status, um artigo deve atender a uma série de requisitos. Em particular, deve cumprir todas as regras da Wikipédia em termos de importância, neutralidade, apresentação e design equilibrados, não conter padrões significativos e todas as declarações não triviais no artigo devem ser apoiadas por notas de rodapé às fontes. Além disso, o tamanho mínimo do artigo não deve ser inferior a 2.500 caracteres (incluindo espaços) e o máximo não pode exceder 12.000 caracteres (ou 40 kB). Em muitos aspectos, é o tamanho do "Artigo Bom" que difere do "Bom", que tem um tamanho mínimo de 8.000 caracteres (cerca de 30 kB). O status é atribuído pelos eleitores do projeto “Good Articles” após uma discussão que dura no mínimo uma semana.

Os principais autores de "Bons artigos" são atualmente mais de mil membros da Wikipédia russa. Ao mesmo tempo, 18 participantes escreveram mais de 100 artigos que receberam o status de "Boa qualidade": o detentor do recorde é Nikolai Eikhvald, que edita projetos wiki com seu nome real e tem 788 artigos em sua conta - mais de 10% do número total de "Bons artigos".

Fontes



Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit