Wikipédia envolvida em uma batalha legal de copyright por várias fotos auto-retrato de um macaco

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation


Selfie (em inglês) ou auto-retrato realizado por macaco, com a câmera de David Slater, esta é uma das fotos em disputa.

7 de agosto de 2014

Wikimedia Commons e sua organização parental Wikimedia Foundations se viram envolvidas em uma batalha legal por direito de propriedade intelectual pela publicação de uma foto auto-retrato ou selfie (em inglês) realizada por um macaco. O fotógrafo inglês David Slater conseguiu estas fotos ao encontrar-se na Indonésia em 2011, quando um grupo de macacos roubou sua câmera e entre centenas de fotos realizados este e outros auto-retratos. As imagens foram subidas na Wikimedia Commons e apesar que o fotógrafo solicitou sua remoção reiteradas vezes, mas Wikimedia se negou, alegando que o macaco deveria ser o verdadeiro dono da foto, já que este foi quem apertou o botão da câmera.

Selfie do macaco.
Eles eram muito travessos saltando por todos lados sobre meus equipamentos e parecia que estavam posando para a câmera quando um apertou o botão [...] O som chamou sua atenção e manteve apertando-o. A princípio, outros se assustaram e se foram, porém, logo começaram a voltar, era incrível de ver [...] Ele devia haver tomado centenas de fotos, quando recuperei minha câmera, porém muitas não estavam em foco. Obviamente, não se havia dado conta disso ainda. Havia gostado estar mais tempo, assim este este macaco provavelmente havia realizado um álbum de família completa.

Declarações de David Slater ao jornal inglês The Telegraph em 4 de julho de 2011.

O fotógrafo iniciou processo contra Wikimedia alegando que colocar as imagens em domínio público lhes significou uma perda de 10.000 libras inglesas. No entanto, na Wikimedia, alega-se que ele não possui direitos autorais, já que ele não tirou as fotos.

Foi aceitado como parte da tropa, eles tocaram e preparado... assim eu pensei que eles poderiam tomar suas próprias fotos [...] Eu coloquei a câmera em um tripé e enquadrar a [tiro] e coloquei a exposição em forma correta... e tudo o que tinha a fazer foi dar-lhes o botão aos macacos para ser apertado e aí tens a foto.

Declarações de David Slater ao BBC News Gloucestershire em 7 de agosto de 2014.

Em 2011, o fotógrafo David Slater teve sua câmera fotográfica roubada por um macaco preto, que então usou sua câmera para tirar fotos, mas depois o fotógrafo recuperou a câmera. Essas fotos foram publicadas pelo próprio Slater no mesmo ano, que depois foram parar na Commons Wiki. Para Wikimedia, que administra Commons Wiki e outros projetos da Wikipédia, a fotografia está no domínio público porque foi realizada por um animal, o que tornaria a foto inelegível de direito autoral para o animal (somente os seres humanos podem possuir direitos autorais) e para o fotógrafo (a fotografia a ser tirada por um animal). No entanto, o fotógrafo tem um ponto de vista diferente e diz ao The Daily Telegraph que "Se o macaco tem pressionado o botão, eu é que fez todos os ajustes". Considera, portanto, que a imagem pertence a ele e exigir a remoção da imagem de Wikimedia Commons. Ele também planeja apresentar uma queixa. Por sua parte, a Fundação Wikimedia se recusa a apagar a imagem.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati