Wikipédia e outros projetos da Fundação Wikimedia migraram seus nomes de domínio em protesto por SOPA

Fonte: Wikinotícias

12 de março de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O mês de janeiro foi bastante convulsionado na Internet devido ao debate no Congresso estado-unidense sobre a discussão da Lei SOPA (Stop Online Piracy Act, "Lei Pare com a Pirataria Online"), que seria instituída para combater a pirataria online, mas também pode afetar a liberdade de expressão e privacidade ao instaurar regras de proteção de direitos autorais sobre obras protegidas.

Neste contexto, a Wikipedia em inglês decidiu dobrar ao fechamento do portal por 24 horas que foi levado a cabo por rédito, OatMeal e outros sites em sinal de protesto. No entanto, em uma ação mais discreta, o domingo se informado que a empresa encarregada do registro de nomes dos projetos da Wikimedia Foundation, GoDaddy, foi substituído por MarkMonitor, em sinal de protesto pelo apoio que deu a primeira empresa à iniciativa.

Esta mudança foi quase imperceptível para os usuários, se concretou apesar GoDaddy saiu a contradizer se apóia a SOPA mais de uma horas mais tarde que se tornou público através do seu portal corporativo. Junto aos projetos da Fundação Wikimedia, milhares de administradores partiram do GoDaddy a outros serviços por essas declarações.

Fontes[editar | editar código-fonte]