Wikinotícias holandesa é reaberta novamente

Fonte: Wikinotícias
Logo do projeto.

15 de julho de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após cerca de sete anos depois de ter encerrado suas publicações de notícias, a versão holandesa da Wikinotícias (ou Wikinews), da Wikimedia Foundation, voltou novamente a suas atividades no último dia 5. Dez dias depois de sua reabertura, foram publicadas mais de 200 notícias, enquanto antigas notícias publicadas no Incubator em holandês em um arquivo muito maior, estão sendo transferidas para o relançamento do projeto, através da transwiki, estima-se que há aproximadamente 4 mil notícias.

A volta da Wikinotícias holandesa só foi possível graças a dois usuários holandeses movidos pela iniciativa de relançar o projeto no início de 2017. Logo após veio outros dois usuários, o que demonstrou sinais de atividade no projeto, isso levou a Wikimedia a entrar no caso e decidiu por votação o relançamento do projeto, que foi aprovado e relançado em 5 de julho de 2017.

História

A Wikinotícias em holandês foi lançada em 28 de janeiro de 2005 e foi, em seguida, apenas atualizada moderadamente por alguns voluntários (usuários de manutenção). Seu auge foi entre os anos de 2006 e 2007, em 2008, o número de usuários baixou drasticamente.

Em meados de 2009, havia em média, apenas duas notícias escritas a cada um mês, o que levou a usuários da Wikipédia holandesa iniciarem uma votação para o encerramento do projeto. A votação foi decidida pelo fechamento por 40 votos a favor e 10 contra.

Com essa decisão, o projeto foi fechado, em 23 de fevereiro de 2010. Ao mesmo tempo, foi transferido para um ambiente de teste: o Incubator, onde ainda foi visitado regularmente ao longo dos anos, que teve algumas notícias publicadas, com picos nos anos de 2012 e 2016.

Em 19 de janeiro de 2017, a iniciativa de relançar o projeto levou dois usuários decididos por relançar o projeto e logo após um terceiro voluntário em 19 de fevereiro. A atividade foi mantida e o pedido foi arquivado em 22 de abril de 2017 para a reabertura do projeto. Oito dias mais tarde se juntou uma quarta pessoa no projeto.

O Comitê da Wikimedia holandesa teve um longo tempo para se manifestar após sua reabertura e em nenhum momento se interessou e começou a mostrar sinais de atividade apenas no curso de junho. Eventualmente, em 24 de junho, houve o aviso de reabertura, tornando-se de fato um projeto da Wikimedia em 5 de julho de 2017.

Atualmente, até o dia 14 de julho, a Wikinotícias em holandês está no ranking 12 de notícias criadas, perdendo apenas para Wikinotícias populares como a Wikinotícias em português e a Wikinotícias em inglês.



Fontes