Wikinotícias:Revista/exemplo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Por:
Wikinambá.png

Wikinambás

Tribo com o espírito da construção e saber livres.


EXEMPLO DE

REPORTAGEM



Esse é um exemplo de como poderia ser uma página da revista. Do lado direito podemos ver um vídeo legendado e com descrição. Acima deles vemos uma caixa com sombreado levando o nome de um grupo. Abaixo temos uma galeria, além da possibilidade das imagens ficarem no corpo do texto. Mais abaixo temos um exemplo de como poderia ficar artigos criados pelo mesmo grupo ou relacionados ao assunto, tudo são exemplos, as escolhas para as ligações e bem como o layout fica à cargo do grupo contribuidor do artigo.

Dá para deixar com ou sem uma descrição

Obviamente não layout são opcionais, texto puro é uma boa forma de começar. A ideia com esse exemplo é apenas mostrar algumas coisas que se pode fazer com o software, com a intenção de tirar a ideia de um artigo à la Wikipédia. Caso surja o interesse de pensar em algum desenho, talvez consigamos realizar ou lhe auxiliar criando, p. ex., predefinições que já comportem todos os códigos e não necessitem ficar exposto no texto. Abaixo um recorte da página Primeiros passos, para dar corpo ao exemplo:

Disponibilidade de fontes de dados: Onde um trabalho final foi obtido através da compilação ou processamento de um arquivo fonte ou de múltiplos arquivos fonte, todas as fontes de dados subjacentes devem estar disponíveis juntamente com o trabalho propriamente dito, sob as mesmas condições. Pode ser uma partitura de uma composição musical, os modelos usados em uma cena em 3D, os dados de uma publicação científica, os códigos fonte de um programa de computador, ou qualquer outra informação deste tipo.

Uso em padrão livre: Para arquivos digitais, o formato no qual um trabalho é disponibilizado não deve ser protegido por patentes, ou demandar softwares proprietários para serem acessados. Enquanto formatos não-livres podem às vezes ser usados por razões práticas, uma cópia em formato livre deve estar disponível para que o trabalho seja considerado livre.

Nenhuma restrição técnica: O trabalho deve estar disponível de maneira que nenhuma medida técnica seja usada para limitar as liberdades acima enumeradas.

Nenhuma outra forma de restrição: O trabalho propriamente dito não deve estar coberto por restrições legais (patentes, contratos, etc.) ou limitações (como direitos de privacidade), o que anularia as liberdades acima enumeradas. Para garantir esse ponto criou-se o conceito de licença livre, essa que garante ao receptor (leitor, por exemplo) de uma obra protegida por direito autoral, as liberdades de utilizar e gozar dos benefícios de seu uso, copiar e distribuir, estudar e modificar, e distribuir modificações daquela obra.

Galeria


COMPARTILHE:

Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+


Artigos de interesse

A butterfly feeding on the tears of a turtle in Ecuador.jpg

LACRIFAGIA
O fenômeno de alimentação de lágrimas.

SQM GE 289A Boxcab Carmelita - Reverso.jpg

TREM NAS ALTURAS
Um passeio por Tocopilla, Chile.

Penguin in Antarctica jumping out of the water.jpg

VIDA REAL
Antártida com
pinguim-imperador.