Wikinotícias:Primeiros passos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikinews favicon.svg
ENTENDA CONTRIBUA COMUNIQUE-SE

BEM VINDO À
WIKI
NOTÍCIAS
Somos uma comunidade lusófona de voluntários do Movimento Wikimedia, que criar notícias e reportagens livres de forma colaborativa e inclusiva, gerando matérias sob licenças livres. Buscando assim gerar pessoas livres e cidadãos jornalistas.

Wikinews favicon.svg

IMAGINAMOS UM MUNDO EM QUE CADA SER HUMANO POSSA LIVREMENTE COMPARTILHAR A SOMA DE TODO O CONHECIMENTO.

Sua contribuição pode nos ajudar para isso. Quando você compartilha suas notícias com a comunidade da Wikinotícias, você está ajudando a construir um recurso comum para toda humanidade, que poderão ser acessados por milhões de pessoas ao redor do globo.


SE INTERESSOU? VAMOS LHE AJUDAR A MOSTRAR COMO PODE CONTRIBUIR
Para isso é só seguir os passos abaixo:


Brightness brighten.svg

Você não tem noção sobre o que é Cultura Livre.

clique aqui

Group half.svg

É do Movimento Wikimedia, mas não conhece a Wikinotícias.

clique aqui

PICOL icon Globe.svg

Entende sobre Cultura Livre, mas não sobre o Movimento Wikimedia. clique aqui

CULTURA LIVRE[editar]

Uma comunidade dentro de um Movimento que segue uma Cultura.

Para entender a WIKINOTÍCIAS devemos entender em que contexto ela está insira. A Wikinotícias é uma comunidade do Movimento Wikimedia que está inserida em um contexto de Cultura Livre, vamos então começar a ilustrar Cultura Livre:


TODO O BEM CULTURAL, TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO PERTENCEM A TODA SOCIEDADE.

Baseado nessa visão a Cultura Livre busca garantir que esses saberes não sejam propriedades, e sim um bem comum, todas as pessoas devem ter acesso à todo o conhecimento para usufruir da forma que lhe interessar.

Para tanto temos que garantir 4 LIBERDADES essenciais:

Notes accept.svg

Liberdade de usar o trabalho e aproveitar os benefícios do seu uso.

PICOL icon Search.svg

Liberdade de estudar o trabalho e de aplicar o conhecimento dele adquirido.

PICOL icon Printer.svg

Liberdade de fazer cópias e distribuí-las, em todo ou em parte, da informação ou expressão.

PICOL Edit.svg

Liberdade de alterar e melhorar, e de distribuir trabalhos derivados.

Para garantir tais liberdades as obras no contexto da Cultura Livre devem estar em PADRÃO LIVRE, FONTE DE DADOS e que NÃO tenha restrições LEGAIS ou TÉCNICAS.

DISPONIBILIDADE DA FONTE DE DADOS:

Onde um trabalho final foi obtido através da compilação ou processamento de um arquivo fonte ou de múltiplos arquivos fonte, todas as fontes de dados subjacentes devem estar disponíveis juntamente com o trabalho propriamente dito, sob as mesmas condições. Pode ser uma partitura de uma composição musical, os modelos usados em uma cena em 3D, os dados de uma publicação científica, os códigos fonte de um programa de computador, ou qualquer outra informação deste tipo.

USO DE UM PADRÃO LIVRE:

Para arquivos digitais, o formato no qual um trabalho é disponibilizado não deve ser protegido por patentes, ou demandar softwares proprietários para serem acessados. Enquanto formatos não-livres podem às vezes ser usados por razões práticas, uma cópia em formato livre deve estar disponível para que o trabalho seja considerado livre.

NENHUMA RESTRIÇÃO TÉCNICA:

O trabalho deve estar disponível de maneira que nenhuma medida técnica seja usada para limitar as liberdades acima enumeradas.

NENHUMA OUTRA RESTRIÇÃO OU LIMITAÇÃO:

O trabalho propriamente dito não deve estar coberto por restrições legais (patentes, contratos, etc.) ou limitações (como direitos de privacidade), o que anularia as liberdades acima enumeradas.
licença livre
Para garantir esse ponto criou-se o conceito de licença livre, essa que garante ao receptor (leitor, por exemplo) de uma obra protegida por direito autoral, as liberdades de utilizar e gozar dos benefícios de seu uso, copiar e distribuir, estudar e modificar, e distribuir modificações daquela obra.


Para ir mais fundo no assunto pode consultar: esse site para começar, a fonte para parte deste texto.


MOVIMENTO WIKIMEDIA[editar]

"IMAGINE UM MUNDO EM QUE CADA SER HUMANO POSSA LIVREMENTE COMPARTILHAR A SOMA DE TODO O CONHECIMENTO."
Se estiver atento já viu frase semelhante, ela é o objetivo de todas comunidades do Movimento Wikimedia. E lembramos que a Wikinotícias é uma das comunidades inseridas nesse Movimento global.

Esse pode ser visto como um grupo de pessoas que compartilham os mesmos valores, como liberdade de expressão, compartilhamento de conhecimento... logo têm o mesmo objetivo. Também pode visto como uma série de atividades com o mesmo objetivo.

Vale lembrar que praticamente todo o trabalho realizado é feito via 78 mil voluntários ao redor do globo, e que os leitores que passam a mais de 530 milhões de em um mês, também são parte integrante desse Movimento, que é custeado basicamente por doações de pessoas físicas, não tanto por empresas, doações essas que são gerenciadas pela Wikimedia Foundation, uma ONG sem fins lucrativos sediada nos E.U.A., e por outras ONGs locais, chamadas de Wikimedia Local Chapters.

Esses voluntários se organizam em comunidades com objetivos específicos, algumas delas:


WIKCIONÁRIO

Dicionário multilíngue.

WIKILIVROS

Recursos educacionais e manuais

WIKIPÉDIA

Enciclopédia.

WIKIMEDIA COMMONS

Midiateca (imagens, vídeos, áudios).

WIKIQUOTE

Coletânea de citações.

WIKISOURCE

Biblioteca de documentos e livros já publicados.

WIKIVOYAGE

Guia de viagens.

WIKIVERSIDADE

Aulas, discussões, construções.

Além disso podemos ver o Movimento Wikimedia como um conjunto de atividades que buscam atingir o objetivo já mencionado, isso vai além de apenas contribuições online (seja de texto, ou mídia).

Para além do online temos por exemplo:


An Van Camp with Dürer block.jpg

GLAM-WIKI - A ideia de atividades de GLAM (Galleries, Libraries, Archives, and Museums, em português galerias, bibliotecas, arquivos e museus.) é ajudar instituições culturais a compartilharem seus recursos com o mundo por meio de projetos de colaboração com voluntários do Movimento Wikimedia.

WLM14ES - Molinos La Mancha - Hugo Díaz-Regañón.jpg

WIKI LOVES MONUMENTS - É um concurso de fotografia internacional em que o tema central são monumentos. Esse foi considerado pelo Guinness Book of Records o maior concurso fotográfico do mundo.

RiP2013 Paramore Hayley Williams 0003.jpg

FESTIVALSOMMER - Cobertura de festivais de música europeus, iniciado na Alemanha, e depois levado outros países.

Wiki Project Med Foundation logo colored.svg

WIKI PROJECT MED - projeto que busca ajudar profissionais da saúde a compartilharem seus saberes.

ENCONTROS PRESENCIAIS
Encontros para discussão sobre temas interessantes ao Movimento.

MARATONAS DE EDIÇÃO
Mutirões presenciais que reúnem voluntários para editar sobre um tema.

OUTRAS ATIVIDADES
Há outras centenas e se tiver uma atividades em mente seja ousado.

PROJETOS EDUCACIONAIS
Atividades em instituições de ensino para incentivar o uso de wiki em aula.

WIKINOTÍCIAS[editar]

SOBRE A WIKINOTÍCIAS

A gente já lhe contou que somos uma comunidade lusófona de voluntários do Movimento Wikimedia, que criar notícias e reportagens livres de forma colaborativa e inclusiva, gerando matérias sob licenças livres. Buscando assim gerar pessoas livres e cidadãos jornalistas. Entretanto não falamos ainda que nosso trabalho iniciou em 2005 e hoje temos 13 892 atirgos, e que também existem outras 30 "Wikinews" que fazem trabalho semelhante em outras línguas.

As comunidades do Movimento Wikimedia se reúnem entorno da língua, não do país, você não irá encontrar uma Wikipédia brasileira, ou uma Wikinotícias angolana, pois acreditamos que unidos pela língua em comum podemos fazer mais. As comunidades são totalmente independentes, com regras específicas, estilos e formas de se organizarem que são reflexos culturais da sociedade em volta dos voluntários.


FORMAS DE ATUAÇÃO
Hoje na sua forma de atuação vai por três vias principais de trabalho:

CRIANDO NOTÍCIAS COM FONTES EXTERNAS:
Aqui o trabalho dos voluntários é baseado em absorver de várias fontes diferentes notícias publicadas, mesmo que em licença proprietária e transformar em uma notícia livre. Buscando assim verificar as fontes de informação e mostrar vários lados da mesma notícia, publicados por vias diferentes.

CRIANDO NOTÍCIAS ORIGINAIS:
Notícias em que a fonte fora o voluntário quem capturou, e criou uma reportagem do zero. Para que a notícia seja verificável, é necessário que as fontes em que o voluntário fora buscar as informações também sejam acessíveis, e também faz parte de ser livre mostrar a fonte de dados.

IMPORTANDO OU TRADUZINDO NOTÍCIAS LIVRES:
Hoje já há fontes de notícias sob licenças livres, podemos trazer essas notícias para cá, para que mais pessoas consigam acessar essa informações. Para facilitar o acesso à informação também é interessante realizarmos trabalhos de tradução de artigos sob licença livres em outros idiomas, já que esse pode ser um impeditivo.

COMO COLABORAR[editar]

Para começar a colaborar é interessante que tenha uma conta unificada do Movimento Wikimedia, ou seja, se já tiver uma conta na Wikipédia, pode utilizá-la aqui.


CRIANDO UMA CONTA

1.Para criar uma conta o processo começa clicando em "Criar conta" ou "Criar uma conta" no topo direito de qualquer página dessa Wiki. Ou clique aqui!

Criar conta pt 01.jpg


2.Nesse momento aparecerá um campo para inserirem informações:
  • "Nome de utilizador" ou "Nome de usuário"
O nome que você será identificado em todas as comunidades Wikimedia.
Lembre-se que ele diferencia letras maiúsculas de minúsculas, e também aceita inúmeros caracteres incluindo espaço.
  • "Palavra-chave" ou "Senha"
A senha de segurança para realizar a entrada na conta.
Insira uma senha que você consiga se recordar, por motivos de segurança, sempre varie suas senhas na internet. Procure também inserir senhas maiores de 8 dígitos com caracteres e números.
  • "Confirme a palavra-chave" ou "Confirmar senha"
Esse campo é importante para confirmar que não houve erro de digitação no campo anterior.
  • "Endereço de e-mail (opcional)"
Esse campo é opcional, mas insira um email pessoal nesse espaço
As vantagens de inserir o email é receber notificações de mudanças de páginas vigiadas, mensagens de outros voluntários, os passos para recuperação de senha...
  • "Verificar segurança" ou "Verificação de segurança"
Esse passo é necessário para não haver criações via robôs, assim verificamos que é uma pessoa quem está criando uma conta.

Criar conta pt 02.jpg




3.Agora é só clicar no botão "criar a sua conta" ou "criar sua conta" e sua conta está criada.

Criar conta pt 03.jpg

Passos para editar!

1. Para começar a editar clique no botão "EDITAR" no topo da página que você quer modificar;

Screenshots sobre os passos de edição 04.jpg

2. Modifique o texto dentro do QUADRO DE EDIÇÃO;

Screenshots sobre os passos de edição 01.jpgScreenshots sobre os passos de edição 05.jpg

3. Clique em "ANTEVER RESULTADO" ou "MOSTRAR PREVISÃO" para ver como a sua edição irá aparecer aos leitores;


Botões de edição 2.jpg

4. Verifique se a previsão ficou boa na sua opinião;
  • Se ficou, insira em "RESUMO" algumas poucas palavras dizendo o que foi a sua alteração;
Clique em "Gravar página" ou "Salvar página".
  • Se não, faça as modificações, repita o passo 3 até que fique do seu gosto antes de salvar.


Inserindo negrito e itálico

  • Inserindo negrito
    1. No quadro de edição selecione a palavra que quer deixar em negrito;
    2. Clique no botão N (Vector toolbar bold N button.png), e a palavra que você selecionou ficará entre dois trios de apóstrofes: ''' ''';
    3. Peça para "Mostrar previsão e você verá sua palavra em negrito.
  • Inserindo itálico
    1. No quadro de edição selecione a palavra que quer deixar em itálico;
    2. Clique no botão I (Vector toolbar italic I button.png), e a palavra que você selecionou ficará entre dois pares de apóstrofes: '' '';
    3. Peça para "Mostrar previsão" e você verá sua palavra em itálico.


Quadro de edição negrito.jpg




Quadro de edição itálico.jpg


Inserindo ligações ou links

  • Para outras páginas dessa wiki:
    1. No quadro de edição escreva o nome da página para qual você quer fazer a ligação;
    2. Selecione o texto e clique na corrente (Vector toolbar insert link button.png);
    3. Clique em inserir link e a palavra que você selecionou ficará entre dois pares colchetes [[ ]].







  • Para páginas externas:
    1. No quadro de edição escreva o endereço (URL) da página para qual você quer fazer a ligação;
    2. Selecione o texto e clique na corrente (Vector toolbar insert link button.png);
    3. Clique em inserir link e a palavra que você selecionou ficará entre dois colchetes [ ].

Inserindo link para página existente.jpg Inserindo link para página externa.jpg


Inserindo listas

  • Inserindo lista sem marcadores:
  1. No quadro de edição separe em linhas o texto que quer listar;
  2. No começo de cada linha insira "dois-pontos" (:).
  • Para subtópicos:
  1. Após criado o tópico principal, pule uma linha e insira o texto que quer deixar como subtópico;
  2. Agora no começo da linha ao invés de apenas um "dois-pontos" (:), insira dois (::);
  3. Quanto mais "dois-pontos" mais baixo a ramificação.

Inclusão de listas MediaWiki 03.jpg

  • Inserindo lista com marcadores:
    1. No quadro de edição separe em linhas o texto que quer listar;
    2. No começo de cada linha insira um "asterisco" (*).
    • Para subtópicos:
      1. Após criado o tópico principal, pule uma linha e insira o texto que quer deixar como subtópico;
      2. Agora no começo da linha ao invés de apenas um "asterisco" (*), insira dois (**);
      3. Quanto mais "asteriscos" mais baixo a ramificação.

Inclusão de listas MediaWiki 01.jpg

  • Inserindo lista numerada:
    1. No quadro de edição separe em linhas o texto que quer listar;
    2. No começo de cada linha insira uma "cerquilha" (#).
    • Para subtópicos:
      1. Após criado o tópico principal, pule uma linha e insira o texto que quer deixar como subtópico;
      2. Agora no começo da linha ao invés de apenas um "cerquilha" (#), insira dois (##);
      3. Quanto mais "cerquilhas" mais baixo a ramificação.

Inclusão de listas MediaWiki 02.jpg


Inserindo seções

  • Inserindo seções
    1. No quadro de edição escreva o nome da seção;
    2. Agora coloque dois sinais de igual (==) antes do nome e dois sinais de igual (==) depois.
  • Inserindo subseções
    1. Após aberta a primeira seção em qualquer local que queira, abaixo da seção aberta, insira o nome da subseção em uma linha limpa;
    2. Coloque três sinais de igual (===) antes do nome e três sinais de igual (===) depois.
  • O índice aparece automaticamente após 4 divisões.

Inserindo seção.jpg