Wikinotícias:Redação/Tutoriais do pt.wikinews (26/02/2005)

Fonte: Wikinotícias

Olá.

Enquanto traduzo parte das instruções do wikinews, chego á conclusão que para muitos utilizadores será necessário lançar um sistema de aprendizado sistemáticamente organizado.

A verdade é que, no meu contacto com o público e actividades de formação que fiz aprendi a utilidade de organizar a aprendizagem por etapas.

Nem todos os utilizadores gostam deste metodo, mas nem todos nós aprendemos da mesma forma. E o wikinews pode beneficiar da colaboração de pessoas muito diferentes.

A minha sugestão seria:

Através de links criar um plano cronológico de aprendizagem do wikinews:

  • Seriam criadas três módulos
  1. Wikitexto
  2. Estrutura do pt.wikinews, etiqueta, etc...
  3. Fundamentos de jornalismo para wikijornalistas
  • Em cada módulo seriam criadas três etapas
  1. Iniciação
  2. Aperfeiçoamento
  3. Avançado

Não precisavamos de criar novos textos, apenas links para os existentes...

Porque não começar com Tutoriais:Conteúdo Tutoriais:Wikitexto Tutoriais:Funcionamento do Wikinews Tutoriais:Wikijornalismo

--OsvaldoGago 01:07, 26 Fev 2005 (UTC)

Quais são as páginas que estão a ser traduzidas ou já estão prontas? Quais são aquelas que não estão a ser trabalhadas por ninguém? Talvez fosse bom colocar numa página como está a situação da criação dessas páginas para evitar que várias pessoas trabalhem numa mesma página de maneira isolada ao mesmo tempo que outras páginas ficam abandonadas sem ninguém para trabalhar. Eu cheguei a criar algo parecido na Sala de Notícias, na seção Tarefas. --Carlosar 05:40, 26 Fev 2005 (UTC)


A sala de notícias está optima, mas não é um tutorial organizado crononológicamente... É mais um portal. Penso que de futuro a Sala de Notícias será utilizada para o trabalho regular como porta de entrada para os voluntários e os tutoriais para a pessoa que não sabe por onde começar... --OsvaldoGago 20:57, 27 Fev 2005 (UTC)