Wikinotícias:Redação/Sugestões para trazer mais colaboradores (01/04/2005)

Fonte: Wikinotícias

Alguém tem sugestões para que outras pessoas comecem a fornecer histórias para o Wikinotícias? Isso está um pouco deficiente. Alguma idéia para alterar o layout da página principal de forma a convidar o leitor a contribuir com uma história? --Carlosar 12:29, 1 Abr 2005 (UTC)


Já tinha tomado algumas iniciativas, nomeadamente propor indexação no Sapo, Dmoz e Aeiou. Já enviei 42 mails para blogs relacionados com jornalismo, alguns dos quais publicaram artigos (por vezes com informações menos correctas).

Na minha opinião:

  • Devemos publicar posts nalguns fóruns de jornalismo, comentários em weblogs e em newsgroups.
  • Devemos apostar mais em divulgar para potenciais voluntários interessados em secções como Desporto, Cultura e entrentenimento e Meio-ambiente. Penso que existem mais pessoas interessadas nas mesmas, do que pessoas que queiram colaborar de forma geral.

Em termos de alterações no Wikinotícias estou a tentar:

  • Simplificar - Para que o wikicódigo não desencoraje os novatos.
  • Melhorar a navegabilidade - Para ser mais fácil aceder a todo o sítio
  • Melhorar a legibilidade - Através do design, de páginas mais curtas e com menos texto.

Seria ainda interessante que, sem colocar artigos de opinião no Wikinotícias, fossem permitidas no fim de cada notícia, ligações a artigos de opinião (expressando os diferentes pontos de vista). Uma das críticas que se faz ao Wikinotícias, é que para o leitor não trás nada de novo relativamente á imprensa de referência. Penso que teriamos mais leitores e voluntários, se no fim de cada notícia pudessemos colocar ligações a artigos de opinião em vários blogs.

Sou temerário em relação a essa proposta de opinião pessoal. Não quero dizer que não possa funcionar, todavia meu ponto de vista no momento tende a ser contrário a essa idéia. É algo que deveríamos discutir, e, principalmente, tentar prever o que poderia funcionar errado.
Meu receio é que o Wikinotícias se transforme num fórum de discussões ou que seja usado para proselitismo. Esta é minha humilde opinião de colaborador. Porém, incentivo fortemente a discussão da idéia, posso até mudar de opinião. --Carlosar 02:30, 2 Abr 2005 (UTC)


Teriamos o artigo no Wikinotícias, com o Ponto de vista neutro e sem artigos de opinião. Quem quisesse poderia seguir as ligações para fora do Wikinotícias, e ver os comentários e os debates (porque não fóruns web?) externos ao próprio Wikinotícias. --OsvaldoGago 20:47, 1 Abr 2005 (UTC)

Quero ressaltar que não sou totalmente contra a idéia. Só gostaria de saber como isso poderia ser feito. Eventualmente isso poderia até trazer bons resultados, apesar de meus receios. --Carlosar 15:38, 2 Abr 2005 (UTC)

Vou apresentar uma proposta de uma ideia com um exemplo amanhã, se conseguir. Hoje tenho afazeres profissionais que me impedem de usar muito tempo no Wikinotícias.

De qualquer forma, a minha proposta é que esses mesmos artigos de opinião nunca seriam internos (no sítio do Wikinotícias), nem mesmo o Wikinotícias faria qualquer resumo ou daria títulos aos mesmos. Apenas alguns artigos iriam ter este tipo de ligações...

Básicamente penso que temos que considerar as vantagens e os riscos:

Vantagens:

  • Os artigos de opinião (bem escritos) são procurados pelos leitores, tanto ou mais do que as notícias com os factos.
  • A imprensa comercial não nos copiará neste ponto. Eles pretendem que os leitores se mantenham dentro dos sites dos seus jornais online. Só assim os seus banners e publicidade ganham visibilidade. Seremos invoadores durante bastante tempo.
  • Alguns bloggers seriam incentivados a ajudar a escrever os artigos sob a bandeira do PVN, para depois poderem comentá-los nos seus Blogs com artigos de opinião.

Riscos:

  • Todos os riscos de vandalismo que já existem seriam aumentados, pois tal traria uma maior afluência de leitores ao Wikinotícias.
  • É difícil establecer critérios sob quais as ligações aos 3 ou 4 blogs/artigos a incluir, e implica um consumo de tempo em pesquisa no Technorati, no Feedster e em outros...
  • Não é fácil controlar o desenrolar dos debates ou dos comentários aos Blogs.

Muito importante:

  • O princípio do PVN não pode ser esquecido, é necessário incluir ligações a várias opiniões, por vezes contrárias.
  • A separação entre opinião e notícia tem de ser clara, obvia e inequivoca para o leitor. Tal como acontece em toda a imprensa de referência.

Exemplo de uma ligação a um artigo de opinião:


--OsvaldoGago 20:35, 2 Abr 2005 (UTC)