Wikinotícias:Redação/Quase 1 mês de existência (17/03/2005)

Fonte: Wikinotícias

O Wikinotícias está quase a cumprir um mês de existência. No dia da efeméride talvez fosse uma boa ideia que o máximo de utilizadores faça um pequeno balanço do 1 mês de vida... --OsvaldoGago 20:44, 17 Mar 2005 (UTC)

Balanço ? -- Get_It ¤ 22:17, 17 Mar 2005 (UTC)
Por balanço digo uma opinião pessoal de cada um sobre os pontos positivos e menos positivos, tal como a opinião de cada um sobre opções estratégicas mais importantes para o desenvolvimento do Wikinotícias --OsvaldoGago 21:09, 18 Mar 2005 (UTC)


Uma idéia que eu tenho é aproveitar o trabalho do pessoal do Wikinews em Espanhol. O espanhol não é muito diferente do português e existem tradutores gratuitos disponíveis para as pessoas que não conhecem muito qualquer uma das linguagens. Eu andei experimentando algum desses tradutores e verifiquei que o resultado é bom, a tradução do Português para o Espanhol (e vice-versa) é quase direta, e muitíssimo melhor do que qualquer tradução do português para o inglês. Eu gostei muito da cobertura de eventos desportivos do Wikinews Espanhol. Eu gostaria também de criar uma seção de Desportos, como eles fizeram, e aproveitar o trabalho deles.--Carlosar 14:13, 20 Mar 2005 (UTC)

Eu procurei seguir as sugestões das pessoas da comunidade em língua portuguesa. Como a comunidade é pequena, comecei pela publicação apenas de artigos traduzidos e revisados da Wikinews inglesa. A pedidos, mais tarde, comecei a dar destaque para notícias dos países lusófonos, como Portugal e Brasil. Em relação ao Brasil, procurei dar destaque a notícias que interessariam aos brasileiros e tentei também publicar notícias de Portugal. Não sei se as notícias que publiquei sobre Portugal são de fato as mais interessantes para os portugueses, procurei fazer o melhor possível, segundo meu conhecimento e o que via nos jornais portugueses. --Carlosar 14:29, 20 Mar 2005 (UTC)

Para quem tiver tempo, acho que seria bom dar uma pequena revisada nas páginas de ajuda. Verificar se tudo está compreensível, e se as informações estão ao alcance do usuário novato. Eu procurei fazer o melhor possível, e traduzi o máximo da documentação da Wikinews inglesa que pude, adaptando algumas coisas para a língua portuguesa. --Carlosar 14:29, 20 Mar 2005 (UTC)

Outra idéia que tenho, é ser mais flexível na citação das fontes e referências. Na atual forma, a data especificada nas fontes deve estar escrita em português. Minha sugestão é deixar a data no formato da língua da fonte (por exemplo:inglês) e deixar a tradução como opcional. Isto facilitaria o trabalho de transferência de artigos de outros Wikinews para o Wikinews Português.--Carlosar 14:29, 20 Mar 2005 (UTC)

Linguagens oficiais. Acho que nós devemos definir as linguagens aceitas dentro da Wikinews portuguesa. Os artigos seriam aceitos desde que viessem com fontes ou referências escritas nessas linguagens oficiais. Artigos com referências em outras linguagens poderiam ser aceitos, mas precisariam de uma maior discussão pela comunidade lusófona. Minha sugestão para as línguas oficiais são: português (claro!), espanhol (muito semelhante e razoavelmente conhecida por bastante gente) e inglês (muito conhecida por muita gente e linguagem oficial da Wikimédia). --Carlosar 14:29, 20 Mar 2005 (UTC)


Já existe um número considerável de artigos na página principal. Está quase na hora de decidirmos o que fazer quando a página ficar muito grande. Criar "digests" como fazerm o pessoal da Wikinews inglesa? Todavia, acho por enquanto, que não temos ainda problemas com a quantidade de notícias na página principal. --Carlosar 14:35, 20 Mar 2005 (UTC)

Eu gostei também da página principal Wikinews sueca (Svenka). O problema é que criar uma página daquele tipo exige bastante trabalho, em minha opinião.--Carlosar 14:35, 20 Mar 2005 (UTC)


Blogosfera - Fiz uma divulgação do Wikinotícias junto de (até agora) 42 blogs relacionados com jornalismo, sem muitos resultados em termos de conseguir novos editores para o Wikinotícias. Alguns blogs falaram de nós num ou noutro comentário, mas de uma forma algo "neutra"... Alguns blogs directamente relacionados com jornalismo não fizeram qualquer referência ao Wikinotícias até agora, mesmo depois de tomarem conhecimento do mesmo a partir dos emails que enviei para os editores...--OsvaldoGago 20:21, 20 Mar 2005 (UTC)


A ferramenta - O Wikinotícias está uma ferramenta operacional e com um bom grafismo, falta criar a comunidade de editores. Tenho esperança que consigamos mais pessoas a escrever, para mim o próximo passo seria cativar pessoas para escreverem em canais específicos. O desporto como referiu Carlosar, mas também o Cinema, o Teatro e outros temas. --OsvaldoGago 20:25, 20 Mar 2005 (UTC)


Tradução das páginas de ajuda – Tentei ajudar nas traduções das páginas de ajuda, mas existe muito conteúdo que não compreendo ainda e que penso ser complexo para quem não tem interesse em aprofundar muito o wikicódigo. É muito importante para quem quer trabalhar no design do Wikinotícias, mas menos importante para quem quer apenas dedicar-se ao conteúdo (texto+imagens das notícias). A simplicidade é a importante para cativar pessoas não relacionadas com o meio informático. --OsvaldoGago 20:35, 20 Mar 2005 (UTC)

As páginas de ajuda precisam novamente de serem restruturadas, algumas ainda têm alguns erros e ainda falta criar algumas predefinições como a {{Bem vindo}} como na WP:PT. Vou ver se chateio o Nuno Tavares para ele verificar as páginas de ajuda, se eu "puxar" o botão certo ele fica activo e como o viciado que é deixa aquilo a brilhar.
Vou ver se hoje faço mais alguma coisa, como vocês sabem as minhas tarefas são mais técnicas, penso que tão cedo não vou contribuír com alguma notícia.
-
Lembram-se de terem sugerido que dessemos a liberdade aos wikijornalistas de terem uma "coluna" ? Na altura fui um bocado contra, mas agora até sou a favor, penso que isso iria atraír atenção de muitos jornalistas que usam blogs para isso.
É algo a discutir mais no futuro. -- Get_It ¤ 22:19, 20 Mar 2005 (UTC)
É algo que talvez seja meio polêmico, porém eu também vejo boas possibilidades para a implementação. --Carlosar 01:23, 26 Mar 2005 (UTC)