Wikinotícias:Redação/Propor uma história é problemática (02/03/2005)

Fonte: Wikinotícias

O que vocês acham de Wikinotícias:Propor uma história na Página principal? Pessoalmente, não acho útil a forma como está colocada a página (a qual segue o modelo da Wikinews inglesa). Isso porque a página evita que o utilizador entre em contato com as instruções de como trabalhar no Wikinews. Da maneira proposta, pode acontecer de vários utilizadores submeterem artigos (com grande chance de estarem em grande discordância com o Guia de Estilo e Guia de Conteúdo ). Muita gente vai ficar a contribuir para o Wikinews, sem se preocupar em aprender um pouco sobre como ele funciona. Por causa disso, eu sugiro que aquele apontador direcione o leitor para alguma página que ofereça a possibilidade de contribuir com artigos, porém com informações e/ou apontadores para tutoriais ou páginas com instruções acerca do funcionamento do Wikinews. Eu sugiro que a página Wikinotícias:Propor uma história seja uma página como (ou alguma dessas páginas, já como elas estão) Wikinotícias:Espaço de trabalho, ou Wikinotícias:Escrever um artigo, ou Wikinotícias:Bem-vindo (contudo aqui teríamos uma repetição!) ou qualquer outra página descritiva que vocês podem sugerir como uma melhor alternativa. --Carlosar 13:56, 2 Mar 2005 (UTC)


Relativamente a este tema o desafio é encontrar um equilíbrio que previna os dois "problemas" que poderão vir a surgir:

Problema 1) Escrever no pt.wikinews tem que seguir muitas regras e uma estrutura demasiado complexa, pelo é difícil, e muitas pessoas não familiarizadas sentem-se desmotivadas. O pt.wikinews é um sítio com poucos colaboradores e pouca expressão.

Problema 2) Escrever no wikinews é o caos, não é respeitado o ponto de vista neutro, nem o rigor necessário. Ninguém sabe o que fazer para pôr cobro á situação.

Pessoalmente penso que cada um dos editores mais experientes poderá ajudar a resolver situação assumindo um papel de "professor" (numa condição de igual para igual) e acompanhando os editores novos mas que escrevem regularmente. O factor motivação e encorajamento de editores que poderão vir a ser editores válidos é tão importante como o "ensinar a fazer". Mais tarde estes utiizadores assumirão o papel de tutores de outros utilizadores.

Existe uma expressão que, a par do rigor e seriedade, nunca devemos esquecer "Keep It Simple Stupid". As páginas que temos deverão ter isto em conta. Nunca esquecendo que existem vários níveis de conhecimentos dos princípios da wikipedia e da linguagem e estrutura "wiki". E existem utilizadores muito válidos em todos os níveis.

Temos que passar muito tempo a "ensinar" os outros utilizadores, tanto quanto a escrever. A ideia é nunca chegar a um ponto onde alguns utilizadores se tornam "criados administrativos" e outros escrevem o texto e mais nada.

Citando Carlosar: "Por causa disso, eu sugiro que aquele apontador direcione o leitor para alguma página que ofereça a possibilidade de contribuir com artigos, porém com informações e/ou apontadores para tutoriais ou páginas com instruções acerca do funcionamento do Wikinews."

Concordo com a sugestão e preocupação do Carlosar e peço-vos que vejam o artigo: "piores casos" (Inglês)
"piores casos" (Português) --Carlosar 13:56, 3 Mar 2005 (UTC)

Pela minha experiência de internauta, muitas pessoas darão mais importância a um comentário pessoal, pelo que as páginas de ajuda (em todas as suas formas) complementam mas não substituem um acompanhamento acolhedor e que promova a aprendizagem.


--OsvaldoGago 22:44, 2 Mar 2005 (UTC)