Wikinotícias:Redação/Primeiras atualizações do ano (12/03/2023)

Fonte: Wikinotícias

{{Arquivada}}[editar código-fonte]

  • Uma ideia que encontrei no Wikinotícias em chinês foi adicionar a predefinição {{Arquivada}} diretamente em todas as notícias. Isso facilitaria o trabalho dos administradores no momento de arquivar a notícia. A ideia é adicionar uma condicional diretamente na predefinição, fazendo ela detectar quando a página for protegida e então exibir o aviso.

MediaWiki:Sitenotice[editar código-fonte]

  • Ativar $wgminervaenablesitenotice na skin Minerva. A mudança facilita a exibição de avisos para usuários da versão móvel e já é ativado em diversos projetos, incluido Wikivoyage e projetos em chinês.

COinS[editar código-fonte]

Erro em {{fonte}}[editar código-fonte]

  • Um erro com os COinS foi corrigido recentemente. A categoria possuía cerca de 700 páginas com erros de comandos, se não me engano. Esse número caiu para cerca de 100.

ID em {{data}}[editar código-fonte]

  • Após 2 anos, a tarefa para adicionar o Wikinotícias no mecanismo de busca continua a mesma, abandonada. Uma tentativa de ajudar nisso é adicionando {{PAGEID}} das páginas junto ao link. E questiono aqui a comunidade: Tento novamente realizar essa tarefa? Anteriormente discutimos isso e os participantes concordaram, mas abandonei a tarefa porque no Phabricator afirmaram que seria complicado para mim. Depois de 2 anos é difícil acreditar que isso será feito.

Portais[editar código-fonte]

Erro de CSS[editar código-fonte]

  • Recentemente os portais apresentaram erros (arquivo). O texto que se sobrepõe na imagem sumiu ou simplesmente foi deslocado do local correto. A página de CSS foi excluída e um código simples foi adicionado nas predefinições usadas.

Fusões[editar código-fonte]

  • Estou publicando recentemente atualizações sobre esportes, mas elas estão sendo adicionadas em Wikinotícias:Esportes. Além disso, temos Clima e tempo em destaque que está no domínio principal. Estou propondo concentrar eles no domínio Portal. Já temos o Portal:Desporto, ou seja, é mais fácil reunir no mesmo local. Assim, a questão climática ganharia um portal. Além dos avisos que são adicionados pela Marcia Bia, poderia incluir a predefinição {{Tempo}}. Atualmente ela está apenas com um exemplo, mas se usada no portal abordaria cidades de diferentes países.

Gadgets e etc.[editar código-fonte]

  • Recentemente foi anunciada uma alteração no valor padrão dos gadgets: eles serão ativados para ambas as skins. Isso significa que eles serão alterados (corrigidos ou atualizados) por mim;
    • Entre as alterações estão:
      • Criação de gadget para verificação de violação direitos autorais. Inicialmente pensei em adicioná-lo nos links da página de histórico, no entanto os usuários da versão móvel ficariam sem a função.
      • Verificar o gadget que altera as cores nas páginas de discussão. Ele é baseado na versão da Wikipédia e causa visual estranho no caso dos usuários não seguirem um padrão. Exemplo (visível no desktop):

A 00h05min de 13 de março de 2023 (UTC)

B 00h05min de 13 de março de 2023 (UTC)
C 00h05min de 13 de março de 2023 (UTC)
D 00h05min de 13 de março de 2023 (UTC)
  • Alguns códigos presentes em MediaWiki:Common.css se tornaram obsoletos. Eles serão atualizados;
  • Baseado em Predefinição:História do artigo da Wikipédia, achei interessante propor uma predefinição semelhante ao Wikinotícias. É interessante termos registrado quais notícias foram para página principal;
  • Por questões de acessibilidade ocorrerá algumas pequenas alterações, incluindo em uma versão de {{Infotabela}}. A alteração é mínina.

Abstenção[editar código-fonte]

  • Atualmente muitos dos status não possuem uma definição exata para remoção. Os autorrevisores podem ter um período de abstenção de um ano. Como temos outros privilégios e esse número é bem abaixo do período definido na Wikipédia, proponho aumentá-lo para no mínimo 3 anos. Já os editores e críticos por 2 anos, e por fim os editores de páginas protegidas por um ano.

Comentários[editar código-fonte]

Algumas propostas. Edu!disc 00h05min de 13 de março de 2023 (UTC)[responder]

DARIO SEVERI (discussão) 02h09min de 14 de março de 2023 (UTC)[responder]

Já passou uma semana e ninguém mais comentou. Vou prosseguir com as mudanças. Obrigado por comentar @DARIO SEVERI! Edu!disc 22h12min de 20 de março de 2023 (UTC)[responder]