Wikinotícias:Redação/Nova página inicial (12/09/2010)

Fonte: Wikinotícias

Precisamos mudar a página inicial, o site não está nada convidativo, tanto que 10 mil pessoas passam diariamente pela Wikinews-pt e tem 30 usuários que editaram nos últimos 30 dias. Eu ainda não terminei, mas como as pessoas demoram a responder, eu já colocarei aqui o que eu quero fazer, Usuário:Rodrigo Tetsuo Argenton/1, é beeeem diferente de outras Wikis, mas deixa bem claro o que somos, o que queremos e a possibilidade de participação. Além disso, visualmente é melhor e mais prático. Rodrigo Tetsuo Argenton 05h33min de 12 de Setembro de 2010 (UTC)

O leiaute me agrada, mas tenho algumas sugestões:
  • Melhor organizar aquelas ligações para correlatos no final da página, e não no topo;
  • A coluna da direita está muito estreita, melhor aumentá-la até ocupar toda a página;
  • Sugiro a remoção daquela lista de últimas notícias e a introdução delas nas seções específicas do lado esquerdo, e colocar outros destaques no espaço que sobrar.

Por ora é isso. RmSilva pode falar! 21h30min de 14 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Gostei da segunda proposta para a pp, entretanto vejo algumas coisas meio estranhas, a atual pp do Wikinotícias é realmente grande para um Wiki da Wikimedia Foundation, sem contar que o site parece pouco convidativo para contribuições, sua proposta é de uma página principal maior ainda, estou não só falando de uma questão de beleza/estética, mas também de ser portátil, mais arrumada, menos extensa, os parâmetros sobre assuntos categorizados poderiam ficar mais juntos! Zoldyick (Discussão) 19h12min de 12 de agosto de 2012 (UTC)[responder]
Gostei das duas hehehe, embora ainda pense que falte algo, mas não sei o que. -- @lestaty discuţie 21h59min de 16 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Assim, eu não sei fazer as imagens crescerem de acordo com a resolução do monitor, então as seções ficam estranhas com monitores grandes do segundo modo. Pois fica um espaço sobrando, acho que a centralização fica mais interessante, diferente e limpo. E eu havia pensado em separar as notícias pelos portais, acho interessante do segundo modo. Eu acho que os correlatos não ficou muito bom do modo 2.

Mas eu estou tentando trazer alguns projetos para cá, projetos interessantes e talvez haja até divulgação na revista Info. Mas antes de trazer os projetos era bom arrumarmos a casa. Então eu gostaria da opinião de vocês para arrumarmos a página principal e adotar uma bonita e funcional o mais breve o possível.
  1. Um dos projetos é o Wikigrafia, foi um nome tosco que eu inventei só para ter um nome, [1].
  2. O outro foi uma ideia que partiu do Leandro Chemalle, ele percebeu que os estudantes de jornalismo criam muito material e acabam não divulgando e esse acaba se perdendo, e além desse material, os próprios estudantes poderiam gerar notícias e cobrir eventos interessantes como voluntários da Wikinews.
  3. Um primeiro ensaio de cobertura seria o Campus Party 2011, que toda a cobertura seria por voluntários e conteúdo seria colocado aqui.
benefícios - eu não achei coisas negativas

Trará muitos voluntários, criará conteúdo inédito (um grande atrativo para se visitar as páginas), divulgará o projeto, trará pessoas com visões diferentes.

Observação

Todos esses projetos estão sendo montados baseados na Carta de Princípios, e acho essencial que a Wikinotícias adote a Carta como os valores fundamentais. Minha internet está uma porcaria e eu tenho avaliação amanhã, mas mostro assim que possível os argumentos para essa adoção, no mais, gostaria de adotar o mais breve o possível uma nova página principal. Rodrigo Tetsuo Argenton 02h13min de 21 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

O segundo está mais apelativo do que o primeiro, contudo ficam algumas dicas:
1º A cor de fundo da coluna esquerda deveria ser mais clara, fica muito escuro, o que atrapalha a fixação, além de tornar a página mais monótona.
2ª A secção de última hora deveria ser algo como "ultimas noticias", e ai deveriam constar os últimos artigos criado, creio que ai tenha sido esquecimento, certo?
3ª Nos campos para os temas por tópico, o preto fica muito carregado, e no nome da secção talvez fosse melhor link directo para o portal, assim a navegação ficava mais completa. Como são muitos tópicos, talvez fosse melhor ficarem em duas colunas, até para não ficar tão comprida, e a coluna direita não acompanhar a esquerda.
4ª Falta uma barra de navegação com os portais presentes no wikinoticias.
5ª Não há ainda nenhum portal de ecologia, as noticias que aparecem nesse campo são de ambiente, coisas diferentes. Alchimista 20h25min de 4 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

A primeira e a quarta eu não entendi, pois as imagens levam para o portal, e como assim na fixação? E o contraste é chamativo... eu ainda não "arrumei" a imagem "ecologia". E não acho que fique muito "carregado", eu acho que é diferente e bonito :), mas não dá para separar em duas colunas, pois pensando em computadores com baixa resolução, a presença de três colunas é inviável. Rodrigo Tetsuo Argenton 15h51min de 6 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Ahh, sobre o "ultima hora" eu apenas peguei uma imagem do Commons para dar uma ideia, se necessário é só criar uma com o nome "ultimas noticias", e o problema não é propriamente da imagem, e sim da falta de usuários editando, se tivesse todas as horas inserções de notícias, seria ultima hora uma divisão bem aceitável. Rodrigo Tetsuo Argenton 15h55min de 6 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Gostaria de saber se esta discussão ainda está valendo ou já foi encerrada. ArmagedonDiscussão 00h30min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Creio que ainda está aberta, afinal "pauta" é algo que sempre podemos retomar. -- @lestaty discuţie 11h39min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Minha proposta: Utilizador:Beria/PP. Coments? Béria Lima msg 18h14min de 10 de Dezembro de 2011 (UTC)
A Utilizador:Beria/PP é legal também, mas eu achei que os títulos/imagens ficaram muito grandes; de qualquer forma, olhando-se em outras línguas a que eu achei mais legal é a http://fr.wikinews.org/wiki/Accueil . -- Andrevruas 21h56min de 19 de Dezembro de 2011 (UTC)
Gostei da proposta da Beria, achei bem legal.Érico msg 21h31min de 8 de março de 2012 (UTC)[responder]

Não edito nesta wiki à muito tempo e acho que nunca criei uma notícia mas gostava de dar a minha opinião, esperando interessar-me mais pelo projeto. Aqui vai:

Gostei da segunda versão do Rodrigo Tetsuo Argenton e da da Béria Lima. Ambas tem coisas muito boas. Tenho algumas críticas/sugestões:

1ª A do Rodrigo é bonita mas não gosto do preto nem do azul da coluna da esquerda (principalmente devido às ligações) e, nesse caso usava mais o tipo de colunas da Beria (as que estão atualmente no portal). As duas colunas (nem que se pusesse mais alguma coisa) deveria ter o mesmo comprimento, para, no fim, não parecer que a página descai para um lado.

2ª A da Beria é muito grande, apesar de gostar da secção última hora dela (mais uma vez era melhor tentar ter o mesmo comprimento, as duas colunas). Mas a primeira parte (que já existe atualmente) deveria ser mudada ou adequada ao novo aspeto. Talvez uma imagem (como tem na Wikipédia a imagem destacada), desse um bocado mais de ânimo ao este mundo azulado, mas não sei qual poderia ser o seu significado, a não ser que fosse na mesma um calendário de imagens destacadas sem propósito (na wikipédia também não tem muito, apesar de ter mais que aqui), mas se assim fosse as imagens teriam de ser diferentes das da wikipédia e, de preferência adequadas ao projeto.

3ª O logótipo no início adorei e gosto mais da introdução do Rodrigo.

Sarilho1 19h35min de 23 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

  • Concordo com a redação da Béria. A única ressalva que tenho, é: deveríamos fazer uma organização da PP de forma a não sobrar espaço em branco (assim como é feito na Wikipédia), de forma que todo o conteúdo ficasse "bem ajustado". Por ora, vou me conter nos meus comentários já que não edito por aqui.--RafaWiki (Pois Não?) 14h21min de 9 de setembro de 2012 (UTC)[responder]