Wikinotícias:Redação/Mapeamento de Recursos Educacionais Abertos - Brazil Program (12/03/2014)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Brazil Program (parceria firmada entre a Wikimedia Foundation e a Ação Educativa) está realizando um estudo em relação aos chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs).

Esse estudo está sendo feito por uma equipe de quatro pessoas, assistidas pela Oona Castro e Gustavo Paiva, já participantes do Brazil Program desde o início do atual formato (outubro de 2013). Dentre elas, eu (que vocês estão acostumados a me ver editando como voluntário na conta 555 e assinando mensagens como Lugusto). Minha participação se iniciou agora no dia 5 de março e se estenderá até 31 de maio, quando concluiremos o estudo.

Estamos publicando uma série de detalhes sobre esse estudo desde a alguns dias, em uma página específica na Wikiversidade lusófona. Não publicaremos tudo neste momento, para não contaminar opiniões de pessoas e entidades que forem nos conceder entrevistas, mas o máximo de dados brutos e/ou rascunhos que for possível divulgarmos sem prejudicar a pesquisa em si nós publicaremos, antes ou depois de alguma fase.

Neste exato momento, aliás, gostaria de convidar vocês para contribuírem conosco. Estamos identificando e analisando sites que incluem (ou incluiriam) desses REAs. Identificamos oito desses espaços, sabemos de outros ainda, mas gostaríamos que vocês nos sugerissem mais alguns. Algum que achem importante e não está listado, algum que ajude a dar uma análise melhor a nível de território nacional (do Brasil, foco de nossa pesquisa). Enfim, algum. Se não nos sugerirem acabaremos incluindo outros por nossa conta, mas preferíamos receber sugestões. Podem sugerir tanto neste tópico, editando diretamente a página da Wikiversidade, na página de discussão da própria, por e-mail...

Mesmo que não saibam ou tenham dúvidas se um tal recurso é aberto ou livre, sugiram. Faz parte da análise identificar esses critérios. Aliás, se quiserem revisar nossa base teórica quanto ao tema de licenciamento de REAs, ou mesmo darem uma lida para se informarem sobre o assunto, podem fazê-lo aqui.

Estou aberto a qualquer dúvida, sugestão, crítica ou comentário que os temas de licenciamentos, REAs, Brazil Program, Programa Catalisador, capítulo local, grupo de usuários etc despertar em vocês.

Mas, antes de encerrar, lembro a todos que a Wikimedia Foundation firmou parcerias locais no Brasil e na Índia (no caso do Brasil, com a Ação Educativa) por esses serem países que consideram como estratégicos mas, que, por algum motivo, os voluntários não conseguiram se organizar em uma associação um pouco duradoura. Muitas coisas são possíveis de serem feitas aqui no dia-a-dia, no "chão-de-fábrica" dos wikis, como um punhado de indivíduos que frequentam o mesmo site e ocasionalmente interagem. Mas, muitas outras, só são possíveis de serem feitas através de algo um pouco mais formal. Se apropriem desses espaços. No caso brasileiro, assinem e participem na lista de discussão wikimediabr-l, frequentem o wiki do movimento, tomem conhecimento e participem do grupo de usuários, embrião para a criação de uma associação... Tem muita idéia em desenvolvimento, muita idéia que pode ser bolada por mais "cabeças" se juntando... E muita coisa acontecendo também. Por parte da equipe do Brazil Program, há os sumários de atividades mensais (mais recentes: fevereiro/2014, março/2014), onde o pessoal vai atualizando as coisas conforme as vai fazendo (alguns conseguem com maior regularidade, outros com menor).

Luiz Augusto (WMF BrP) (discussão) 19h28min de 12 de março de 2014 (UTC)