Wikinotícias:Redação/Módulos e ícones (20/12/2022)

Fonte: Wikinotícias

Olá todos! Normalmente não apresento muitas discussões sobre módulos, apenas gadgets. Mas hoje será diferente: estou trabalhando nos módulos e verificando todos.

Algumas propostas:

Módulo:Message box[editar código-fonte]

Módulo:Message box é um dos principais módulos do Wikinotícias. Ele recebeu uma atualização no MediaWiki e Wikipédia em inglês. A mudança é principalmente relacionada ao estilo das caixas.

Atualmente usamos Predefinição:Ambox/styles.css para definir os estilos de todas as caixas. A atualização destina estilos para cada tipo de caixa, conforme planejado em mw:Reading/Web/Projects/Mobile Page Issues#Potential future improvements. Isso realiza algumas mudanças:

  • O CSS de todas as predefinições são carregados, já que usamos uma única página para todas. Ou seja, a atualização retira o código desnecessário e simplifica.
  • Atualmente algumas predefinições não exibem definição de fundo (background) e borda na versão móvel, o que torna a predefinição conectada com o texto da página, causando confusão.
  • A atualização inclui borda e estilos que se aproximam da versão desktop. Atualmente os ícones das predefinições são suprimidos se a página por protegida, perdendo os estilos que sevem para identificar a caixa.
  • Atualmente as cores das ligações são ocultas, não podendo identificar qual palavra possui uma ligação ou se há ligações. Podemos trabalhar para reverter isso.

Por isso, gostaria de propor as mudanças. Isso afetaria {{ambox}} e todas as predefinições "irmãs" dela. Recentemente aproveitei e adicionei TemplateData em todas. Outra mudança, relacionada com o módulo, mas opcional, são os ícones.

Ícones[editar código-fonte]

Atual Proposta

Atualmente o MediaWiki obriga que ícones padrões seja usados na versão móvel. Muitos usuários já pediram mudanças, mas isso nunca aconteceu desde a atualização para versão atual da {{ambox}}.

No MediaWiki, a versão desktop foi atualizada e ambas as versões estão utilizando os mesmos ícones. Os ícones OOjs UI, usados na interface de todos os projetos da Wikimedia, utilizam o padrão de design da WMF. Os ícones atuais não seguem um padrão, foram sendo utilizados historicamente. Discussões sobre mudanças de ícones também ocorrem em outros projetos, mas obter consenso em grandes comunidades se torna mais difícil.

A mudança dos ícones estão na tabela ao lado. Proponho aqui a padronização dos ícones, mas não é algo principal.

Além disso, já que estamos falando de ícones. O que acham de alterar o ícone de {{opine}}? Apenas recentemente carreguei a versão SVG Ficheiro:Discussão Conversa.svg, mas já utilizamos Ficheiro:Discussão Conversa.jpg desde os primórdios do Wikinotícias.

Adicionei uma proposta abaixo, para deixar {{página de discussão}} e {{opine}} ambos com o mesmo ícone. Acho esse ícone mais unissex. Por favor, informem se preferem outro ícone, este mesmo com outras cores ou nenhuma mudança.

Atual Proposta

Discussão[editar código-fonte]

Olá @DARIO SEVERI, Grondin, Marcia Bia, Juan90264: e todos os demais. Espero que a notificação chegue. Edu!disc 01h03min de 21 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]

@Edu!:, recebi a tua notificação. Concordo com a atualização do ícone do {{opine}} para o apresentado na tua proposta por ser mais unissex. Quanto a mudança dos outros ícones para a padronização deles estou um pouco em dúvida pois alguns me parecem mais visuais como estão agora. Eu gosto do visual atual da pequeno pincel por ser mais nítido, porém nada contra se optarem por mudar. DARIO SEVERI (discussão) 03h56min de 21 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]
@DARIO SEVERI obrigado pela resposta. Fiquei com uma dúvida: você prefere manter todos os ícones atuais, ou apenas o pincel? Também não precisamos mudar todos, se for feito uma mudança. Apresentei esses porque são os "ícones padrões" adotados pela equipe, mas também acho o ícone de pincel ruim. Edu!disc 16h36min de 21 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]
Olá @Edu!:, o ícone do pincel eu acho que deveria ser mantido o atual os outros podem ser mudados. DARIO SEVERI (discussão) 03h27min de 22 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]

Informo aqui que as mudanças foram aplicadas, 534597]. Edu!disc 01h24min de 30 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]