Wikinotícias:Redação/Criando notícias antigas (02/03/2007)

Fonte: Wikinotícias

Quando se quer criar uma notícia antiga (do mes passado) q faz parte de uma série de notícias sobre um assunto (o q justifica querer criar essa notícia, como arquivo para o projeto) qual a data que se coloca na notícia, a do dia em q eu criei, ou no dia em que ela foi publicada ?

Rjclaudio 13:43, 2 março 2007 (UTC)

Essa é uma discussão que já ocorreu por aqui. Não me lembro direito qual foi o resultado, ou se teve algum resultado dessa discussão. Em relação a isso eu penso o seguinte: deve-se sempre que possível colocar a data em que o artigo foi publicado (ou redigido na pior das hipóteses). Eventualmente, para facilitar eu acho válido uma pequena discrepância: um dia ou dois, mas nada muito maior do que isso. --Carlosar @ 01:33, 6 março 2007 (UTC)
Se a gente ficar escrevendo notícias antigas muito tempo depois para fins de arquivamento, por melhor que sejam escritas as notícias e por melhor que sejam as intenções, o Wikinotícias vai entrar muito no campo da Wikipédia, que seria melhor indicada para esse caso.
Eu acho que até pode escrever sobre uma notícia antiga, mas que deve ficar claro que ela foi escrita bem depois do acontecimento do facto, ou em outras palavras: a notícia deve ter a data em que ela foi escrita. Se for o caso, talvez a gente possa acrescentar uma categoria data na notícia referente ao dia em que a notícia ocorreu. Essas são minhas impressões, não sou o dono da verdade. --Carlosar @ 01:33, 6 março 2007 (UTC)
Categoria

Não sei se precisa mesmo colocar uam categoria de quando a notícia ocorreu. A data q aparece na predefinição é quando foi escrito. A data da categoria deveria ser de quando ocorreu, e não de quando foi escrita.

Se eu escrevo uma notícia antiga, a pessoa q quer procurar a notícia no dia (mes) q ela ocorreu não vai encontrar. Aí está o erro. Mesmo para notícias recentes, uma diferença de as vezes quatro ou cinco dias vai dar um trabalho a mais pra quem quer achar a notícia pela data.

Justificativa da notícia antiga

O motivo de criar as notícias antigas normlamente são porque elas tem alguma relação com uma notícia atual. Sabe dos processos contra o YouTube né ? Então, se tem uma notícia atual sobre uma consequencia de um desses processos, não seria bom colocar também uma notícia de como iniciou-se o processo, e outra sobre processos semelhnates ? Como a seção "ver também", melhor ter notícias do wikinews do que links apontando para notícias de outros sites.

Usando algo com maiores diferenças de tempo. A UE pode multar a Microsoft por q o Windows Vista não cumpre bem o q um caso na justiça mandou. Essa notícia tem algumas etapas importantes para a compreensão do caso. 1. Quando começou o processo, 2. o final do processo inicial, 3. o lançamento do Windows Vista, 4. a ameaça da UE, 5. a Microsoft atendendo as exigências, e 6. a nova ameaça da UE por não ser suficiente.

Pode-se citar todos esses 6 passos em uma única notícia. Mas teria q ser um resumo bem resumido porque cada uma delas tem conteúdo suficiente para uma notícia só pra ela. Se não tiver notícias antigas, o leitor que não sabia do caso e agora quer acompanhar o q aconteceu desde o início vai perder muita informação.

Wikinews e Wikipédia

Algumas notícias não são tão relevantes assim para ir para a wikipédia, e se fossem seriam rapidamente retiradas. No máximo serviriam como uma citação em algum artigo, uma citação q teria em média apenas o título da notícia sem maiores detalhes.

Pra ter um artigo mesmo, seria necessário juntar algumas notícias. Sabe quando falam q a wikipédia não apresenta bem as suas fontes ? Então, nada melhor do q apresentar a notícia do acontecimento como fonte.

Por exemplo, fazer um artigo sobre os processos contra a Microsoft não seria fácil de achar em um único site da internet. Seriam necessários alguns, e as referências acabariam por ficar todas no final do artigo, sem mostrar qual processo está em qual site. Notícias para cada processo servindo de fonte para cada processo do artigo é muito melhor.

Seria possível de fazer uma matéria dando uma cobertura completa de algum acontecimento importante ? Por exemplo, o caso do acidente do metro, ou do menino q ficou preso no cinto do carro, esses acidentes dariam muitas notícias, pois não tem apenas o acidente, tem o desenrolar, as consequencias, processos, acusados, prisões, etc. Isso ficaria quase como um artigo. Mas não é um artigo q segue os princípios de relevância da wikipédia, embora seja importante para quem quer acompanhar o acontecimento. Infelizmente, nem todos os artigos são tão importantes, alguns são apenas mais um artigo dentre os vários acidentes e coisas parecidas.

ps.: Nesse caso, como ficaria a data ? Seria de colocar uma predefinição falando q é uma matéria completa sobre algum evento, informando o dia q ocorreu e o dia q foi finalizada todas as consequencias ?

Problemas atuais

Mas independente dos motivos, como fica a data. Quando comecei a analisar as categorias, eu abria as notícias e algumas poucas tinham uma data recente, então achei q fosse recente. Mas no final tem a fonte da notícia e a data, e só aí q descobria q era antiga. Eu queria algo q ficasse junto com a data, fácil de ver.

Sugestão

Talvez expandir a predefinição da data, com um campo opcional. Se a pessoa colocar o campo "aconteceu=25 de dezembro de 2006" na predefinição da data, apareceria a data q foi escrita, e a data que o evento aconteceu. Eu acho assim melhor.

Rjclaudio 14:13, 6 março 2007 (UTC)