Wikinotícias:Redação/Convenções para categorização (04/01/2008)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Gostaria de trazer para discussão uma proposta de convenção para a categorização das notícias. Trago o assunto pois é muito importante que haja um padrão para que venha, com isso, a organização das notícias do Wikinotícias. Abaixo deixo uma proposta de documentação:

A categorização, como instrumento de incomensurável importância nas notícias deve ser bem-tratada. É ela quem proporciona a organização dos artigos, seja por assunto, data, localidades etc. Para tanto, deixo aqui uma sugestão. Todos os leitores têm direito de opinar, pedir a exclusão ou adição de uma ou outra sugestão. Gostaria de deixar claro que tudo fica decidido como uma convenção, ou seja, não é obrigatória o respeito às regras, mas é recomendável segui-las. É bom ficar claro, também, que qualquer modificação que se enquadre nas recomendações é bem-vinda e tem maior valor que as edições que não seguem os conselhos.

  • Das categorias:
I. Todos os artigos devem apresentar, no mínimo, três categoria. Uma deve se referir à data (ex: Categoria:4 de janeiro de 2008), outra à localização (ex: Categoria:Mato Grosso do Sul) e outra ao assunto (Categoria:Saúde).
II. Em um artigo não pode haver categoria e respectiva sub-categoria. Caso isso aconteça, a "categoria-mãe" deve ser retirada em favor da sub-categoria. O bom senso prevalece nessa decisão.
Exemplo: Categoria:Brasil e Categoria:Pernambuco em uma notícia sobre o Governo do estado de Pernambuco. Retira-se Categoria:Brasil.
III. Recomenda-se a seguinte utilização: [[Categoria:Brasil]], com "categoria" iniciada por letra maiúscula e nenhum espaço entre os dois pontos (":") e a palavra que designa a categoria.
  • Da localização:
I. As categorias devem se localizar na parte inferior da caixa de edição, isto é, entre as fontes e as interwikis.
  • Dos artigos sem categoria:
I. Deve-se incluir a predefinição {{semcat}}, que deposita os artigos sem categoria na categoria !Páginas sem categoria. Pede-se aos usuários que categorizem os artigos lá contidos.

VSTMS 16h54min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)

Concordo
  1. Symbol support vote.svg Concordo VSTMS 16h54min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)
  2. Symbol support vote.svg Concordo ArmagedonDiscussão 20h14min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)
  3. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h28min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)
  4. Symbol support vote.svg Concordo Knight's Light 02h40min de 10 de janeiro de 2008 (UTC)
Discordo
Comentários
  • Poderia ser criada uma página de política oficial sobre a categorização, onde seria explicado cada tipo. ArmagedonDiscussão 20h17min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)
Afinal, esse é o padrão de categorização dos artigos, mas também concordo com o que o Armagedon, disse, podemos também, juntamente com isso, criar uma página com as normas de categorização das notícias. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h28min de 4 de janeiro de 2008 (UTC)
  • acho muito pouco somente uma categoria, em minha opinião devemos ter no mínimo três. uma para o local, outro para o assunto e uma terceira sobre assunto que fizesse uma relação com outro assunto. alexandre, Abmac 00h14min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)
  • ao retiramos a *categoria mãe*, pode ocorrer em alguns casos a falta de reconhecimento do local por leitores não conhecedores. pensemos não de brasileiros esta wikinews é dedicada. alexandre Abmac 00h14min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)
  • o resto me parece muito bom. alexandre Abmac 00h14min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)
Tanto é que, com tais medidas a serem adotadas, serão necessários os bots para ajudarem na categorização. Os usuários, acredito eu, não darão conta de categorizar todas as notícias no modelo correto.
Então, será necessária a criação e aprovação dos robôs. Outra alternativa será de chamar mais usuários de outros projetos da Wikimedia, os quais ajudarão a desenvolver o projeto e atender a "atual demanda" necessária (referência a editores experientes).
Voltando, o "resumo" do que falei, então, fica por conta dos bots categorizadores, os quais ajudariam neste quesito. ArmagedonDiscussão 00h38min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)

Pode-se pedir a algum bot que atue em outro projeto para trabalhar também aqui. Ou alguém se prontifica a desenvolver um bot? VSTMS 18h17min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)

Abmac, concordo com você que devam haver 3 categorias, para mim assim:
Uma para a data.
Uma para o local.
Uma para o assunto.
Agora em relação às categorias-mãe serem eliminadas, para mim é o mais lógico. Veja, como eu dei o exemplo de Pernambuco, eu poderia modificar para Algarve, onde se retiraria Portugal em favor da outra. Para entender bastaria clicar na categoria e ver as subcategorias, onde, obviamente, estaria a Categoria:Portugal. Consegue acompanhar? VSTMS 18h24min de 5 de janeiro de 2008 (UTC)