Wikinotícias:Redação/Avisos de proteção em artigos (12/05/2006)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Eu sou contra a colocação de avisos do tipo: "este artigo não pode ser mais editado". Coloco abaixo as minhas explicações.

No Wikinotícias o padrão é que os artigos publicados não podem ser editados. Presume-se que o leitor que participa do Wikinotícias sabe as regras do website. Por conseguinte, deve-se assumir que ele sabe que artigos publicados depois de uma certa data não podem mais ser mexidos.

Na Wikipédia o padrão é que todos os artigos podem ser editados. Por conseguinte, na Wikipédia não há avisos explícitos em todos os artigos para alertar o leitor de que ele pode mexer neles. Os avisos só aparecem em situações excepcionais (que são poucas) quando esta regra não pode ser seguida. Isso ocorre porque na Wikipédia o padrão é que todos os artigos possam ser editados e presume-se que o leitor saiba sobre isso.

Analogamente (ou por coerência, se assim preferir), o Wikinotícias não pode ter avisos do tipo: "este artigo não pode ser editado" colocados nos artigos. Se é para ter um aviso ele deve ser do tipo: "este artigo pode ser editado" e colocados em raras situações de exceção bem definidas. Se o Wikinotícias tiver 1 milhão de artigos publicados, esse 1 milhão deverá ter o aviso: "este artigo não pode ser editado"?

Se é para ter um aviso para o leitor de que não pode editar um artigo, isto deve ser feito na condição de informação e não de alerta. Essa informação não deve ser uma parte integrante do artigo, algo que é anexado a ele, como é feito na Wikipédia, mas uma parte da estrutura que o envolve, que faz parte do website. Exemplo:

Na minha visão avisos explícitos: "este artigo não pode ser editado" não fazem parte do modelo do artigo do Wikinotícias, da mesma forma como avisos do tipo: "este artigo pode ser editado" não fazem parte do modelo do artigo da Wikipédia. Não sei se você já estudou "modelo relacional" de Banco de Dados. Existe uma certa analogia entre a minha discussão e aquilo que um projetista de Banco de Dados procura fazer.

Não sei se consegui fazer-me entender corretamente. Em resumo eu procuro defender as seguintes teses que considero essenciais para os projetos da Wikimedia:

  • coerência
  • KISS: "Keep It Simple" - mantenha tudo simples --Carlosar 16:10, 12 maio 2006 (UTC)