Wikinotícias:Redação/Artigo na Wired sobre Wikinotícias (28/04/2005)

Fonte: Wikinotícias

Artigo na Wired sobre o Wikinotícias, 22 de abril --OsvaldoGago 20:34, 28 Abr 2005 (UTC)


Em relação ao Wikinews, reconheço que ele é uma proposta mais difícil de se colocar em prática do que a Wikipédia.

Como sugestão eu creio que seria bom privilegiar um formato revista, com pelo menos uma grande reportagem ou cobertura, detalhada e com fotos, toda semana. A seção de "notícias dos últimos dias" poderia ser formada por notícias bem curtas (é claro se for possível ter notícias mais detalhadas, melhor), de forma a funcionar como um resumo do que aconteceu durante a semana. Outras sugestões que acho que seriam úteis: promover a regionalização, isto é, publicar notícias de regiões que não costumam aparecer no noticiário local; aproveitar o máximo as notícias das outras edições (principalmente a versão inglesa e a espanhola). Em relação à regionalização, jornais brasileiros não costumam publicar muitas notícias de Portugal, e pelo que vi, os jornais de Portugal têm também uma cobertura bem restrita. Isso é uma área que pode ser explorada.


De momento os participantes do Wikinotícias são menos do que o esperado, logo penso que temos que adequar o projecto á dimensão dos recursos actuais. Uma edição diária parece-me excessiva, mesmo com muitos utilizadores. O trabalho voluntário necessita mais tempo, pelo que acho que deveriamos considerar trabalhar em ritmo semanal, com o mesmo número de notícias que temos hoje se possível, mas com muito mais tempo de preparação. Poderia saír uma "nova edição" todas as Sextas-Feiras por exemplo. De Sábado a Quinta todas as notícias estariam em desenvolvimento e revisão, sendo publicadas na sexta. Além disso duvido que existam consumidores diários do Wikinotícias. No futuro talvez seja mais adequado o ritmo diário mas para já o pt.wikinews beneficiaria de um ritmo diferente.

Eu concordo contigo e estou procurando trabalhar, meio a olho, mais ou menos dessa maneira. De qualquer forma agradeço e louvo novas idéias de como fazer isso. Quem sabe consigamos construir uma política, pelo menos informal, de como fazer isso.--Carlosar 20:45, 30 Abr 2005 (UTC)

Outra idea é dar outra vida ás secções notícias por tema... que se pareçam mais com esta, esta ou esta. Sei que na estas são apenas índices e todas as edições seguem o mesmo caminho, mas gostaria de propôr alguma reflexão sobre o assunto.


Ao criar as agendas culturais, procurei introduzir um pouco de inovação no Wikinotícias, penso que a ideia irá funcionar a médio prazo. Quando pesquisava para a Agenda Cultural de Portugal, descobri muitas actividades que gostaria de frequentar, foi útil para mim. É um dos tipos de trabalho que acaba por beneficiar quem o escreve. O Mesmo pode funcionar para as agendas desportivas, para quem se interessa pelo desporto é obvio.

Essa idéia é muito boa em minha opinião. Quem tiver tempo poderia imaginar uma forma de destacar essas agendas (culturais e esportivas) na página principal. --Carlosar 20:45, 30 Abr 2005 (UTC)

Carlos: Relativamente á regionalização, tentei criar páginas para os países lusófonos (por exemplo Brasil e Portugal ... agora é só esperar que alguém pegue nelas. Ficaria muito satisfeito se outros países que não apenas Portugal e Brasil conseguissem criar páginas interessantes.

Foi um trabalho muito bem feito. Eu também gostaria que participantes de outros países lusófonos estivessem presentes. Seria o caso de procurarmos por eles na Wikipédia? Como podemos contatar participantes de outros países?--Carlosar 20:45, 30 Abr 2005 (UTC)


Quanto ao facto de se denvolver muito um artigo, só vejo um problema. Cada um de nós gosta de escrever artigos diferentes. Como será escolhido o artigo cada semana? Parece-me que os consensos ou votações deixarão sempre alguém mais desmotivado. --OsvaldoGago 19:21, 29 Abr 2005 (UTC)

Eu não entendi muito bem o problema. A escolha é feita através do bom senso, da mesma forma como ocorre na Wikipédia e na Wikinews inglesa. Artigos grandes, bem escritos são bons para chamar a atenção de leitores e prováveis participantes. Talvez no futuro, haja algum problema, e tenhamos que discutir uma política sobre isso, contudo no atual estágio, com poucos participantes, não vejo problemas. O meu critério para colocar artigos na página principal é a qualidade do texto (tamanho do artigo, figuras, fontes). Eu estou a colocar na maior parte das vezes só meus artigos, tendo em vista que praticamente só eu desenvolvi artigos longos, com muitas figuras e bem detalhados. Mas se mais alguém quiser entrar na disputa e escrever artigos bem detalhados para aparecer em destaque, eu não só incentivo, como agradeço. --Carlosar 20:36, 30 Abr 2005 (UTC)