Wikinotícias:Redação/Anúncio do fechamento da base de dados do pt.wikinews (19/01/2008)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Comunidade:

Quando a Wikimedia Foundation ou um Steward enviado por ela a uma pequena comunidade Wikimedia para combater o vandalismo lá (até que tenha administradores) vê que um Wikiprojeto da fundação está inativo ou a sua comunidade não está mais fazendo contribuições no projeto, ela simplesmente envia um Steward para fazer o fechamento da sua base de dados; ou seja, torna a Wiki inativa e impede que quaisquer contribuições sejam a ela enderessada (mas é claro após um longo processo de votação que pode durar meses ou anos, pois o fechamento do simple.wikiquote está em discussão faz quase um ano), resultando no final da exclusão dela dos servidores da fundação, e ela deixa de existir para sempre, mas caso quiserem reabrir o projeto, isso será mais difícil, pois a Wikimedia foundation não vai querer possuir mais "entulho" em seus servidores, e por isso do fechamento dessas Wikis inativas; os detalhes podem ser vistos aqui ou aqui; atualmente temos dois Stewards aqui conosco (o Drini e o Spacebirdy), que nos vigiam constantemente, e observando se a comunidade é ativa ou não, pois caso eles observem a nossa inatividade, não duvido nada que o pt.wikinews será mais uma cabeça lusófona a rolar nas guilhotinas do meta (e isso não fará diferença nenhuma para a Wikimedia Foundation, pois somos um entre muitos projetos afora que podem ter o status de "inutilidade"). Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 01h11min de 19 de janeiro de 2008 (UTC)

Um fato curioso é que o Drini sempre se dá o cargo de Sysop em Wikis que estão com o "pé na cova"; será que esse é o caso do pt.wikinews? Não sei, mas isso é observável no Meta; tirem suas próprias conclusões. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 01h28min de 19 de janeiro de 2008 (UTC)
Este fato é de extrema preocupação da comunidade do Wikinotícias e dos projetos lusófonos da Wikimedia. Teremos de incentivar os usuários à contribuirem muito mais. O Drini terá de observar que estamos em plena época de reformas de leis e administrativas, visando melhorar o projeto como nunca foi visto. Mas, claro, a comunidade ativa é muito pequena em relação aos outros projetos. Não é porque somos administradores ou outros tipo de usuário, mas estaremos perdendo uma boa oportunidade de vermos uma fonte livre de notícias progredindo. Vamos mostrar, comunidade, que está Wiki tem muito o que mostrar ainda. Fico chateado quanto a essa possibilidade de "fecharmos" as portas, mas teremos de lutar para evitar que tal venha a ocorrer; se não estaremos esperando apenas a espera do nosso fechamento.
Uma comunidade inativa já não é novidade por aqui. Veja no período entre a partir do 2º semestre de 2005 e o final do 1º semestre de 2006. Tinhamos uma comunidade ausente, que, como podemos observar, houve um tempo que o Carlosar teve que tomar os rumos do projeto sozinho. Assim como outros administradores (leia-se Get It) abandonaram o projeto.
Nós, hoje, estamos mais fortes que no passado, e temos condições para alterar esse quadro de fechamento que pode vir a ocorrer. Espero um futuro do Wikinews muito melhor que este que podemos estar prevendo. --ArmagedonDiscussão 11h06min de 19 de janeiro de 2008 (UTC)
Se depender da minha parte, eu estou fazenbdo o possível para manter a ordem nesse Wikinews; sempre faço uma notícia diária, e ajudo nas reformas com sistemas automáticos ou semiautomáticos, mas fico meio "triste" com a baixa atividade do nosso Wikinews, por isso meu comentártio acima; como você disse Armagedon, temos muito a fazer por esse wikinews e temos que fazê-lo crescer, mas também precisamos de colaboradores voluntários que ajude-nos a fazer as notícias; bom nessa tentativa, criei a predefinição {{haveyoursay}} para que os nossos leitores pudessem ter uma maior interação com o projeto, mas como eu disse, se depender dfa minha parte, o Wikinews não vai morrer, e não vai entrar em "hibernação", como já aconteceu antes. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h08min de 19 de janeiro de 2008 (UTC)
Vi a situação e não é a das melhores. Pena que fiquei mais de 15 dias fora da Wikinews e Wikipédia, o que comprometeu todo o meu trabalho. Vou tentar postar notícias diariamente para que ela continue a existir. Knight's Light 21h34min de 30 de janeiro de 2008 (UTC)