Wikinotícias:Redação/Ajuda:Conteúdo (28/12/2007)

Fonte: Wikinotícias

Cara comunidade do Wikinews:

Eu estive trabalhando na tradução e criação das páginas inexistentes do guia de ajuda; pois bem, a minha mensagem é: proponho a destruição total daquele guia de ajuda, e vou explicar o porque.

Esse guia de ajuda foi traduzido exclusivamente do Wikinews em Inglês; até essa parte nenhum problema, mas aconteçe que os nossos "coloegas anglófonos" "copiaram" aquela coisa de quem? nada mais nada menos do que da Wikipédia!

E agora vocês me perguntam: Qual é o problema?, pois eu lhes digo: A Wikipédia é a Wikipédia, e o Wikinews é o Wikinews! alguns tutoriais da Wikipédia podem ser compatíveis aqui, mas outros não servem para nós! Então estou propondo a destruição desses tutoriais, e a construção de outros novos, baseados em nossas experiências de edição no Wikinews; pois futuramente receberemos muitos usuários novatos, e alguns deles podem se "perder naquele emaranhado confuso de letrinhas", e sugiro que os novos tutoriais possúam uma linguagem mais simples e clara aos novatos.

A relação de Wikipédia e do Wikinotícias é como a do Windows e a do Linux, ambos têm a mesma origem e espécie (sistemas operacionais), mas são muito diferentes uns dos outros, e assim é o Wikinews e a wikipédia; são da mesma fonte (Wikimedia foundation), usam o mesmo "sistema operacional" (a linguagem Wiki, códigos PHP, HTML, e XML), mas são completamente diferentes um do outro; um é a mais poderosa enciclopédia do planeta, e o outro, uma das maiores fontes de notícia livre do mundo. o eEstadão disse uma vez que estávamos sobre o "guarda-chuva da Wikipédia"; pois bem, vamos mostrar a eles que estamos sobre o "guarda-chuva da Wikimedia Foundation", assim como a wikipédia, mas somos totalmente diferentes dela.

Muitos de vocês podem achar que isso é loucura, mas não podemos fazer omeletes sem quebrar alguns ovos! não podemos fazer o Wikinews crescer sem nos modernizar-mos! por isso o Projeto de reformas das páginas do projeto! e eu lhes pergunto: será que a europa está vivendo naquele tempo medieval, na qual havia casas rústicas e casrtelos impoenentes, guerras, lutas pelo poder Real? Não! pois se a Europa quisesse dar melhores condições de vida a sua população e as suas nações, ela teve que se modernizar, ela teve que se tornar o que é hoje! e o que vemos hoje? A União Européia é a mais poderosa organização do mundo! O euro vale mais do que o dólar! mas não estamos falando de europa, mas sim, de Wikinews, e em como torná-lo poderoso e grandioso!

Se eu não gostasse desse projeto enu não faria loucuras por ele, mas sim, eu simplesmente apareceria aqui de vez em nunca, e nem pensaria em embelezá-lo e fortalecê-lo. Se o Wikinews quiser sobreviver e fortalecer, precisamos nos modernizar! precisamos nos reciclar! E principalmente: Precisamos rever nossos conceios antigos e abrir nossas mentes a coisas novas, desde que elas não sejam prejudiciais a ninguém!

Desculpe pelo texto longo, mas essa é a minha idéia de atualizações para esse projeto, e além disso é uma declação de gosto pelo bem-estar desse projeto; e cara (sim caro, pois todos nós somos preciosos!) comunidade, só tenho uma pergunta a fazer: aprovam ou não aprovam? Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 14h53min de 28 de dezembro de 2007 (UTC)[responder]