Wikinotícias:Fontes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Fontes

Ao publicar no Wikinotícias, deve-se usar fontes qualificadas. Notícias controvérsias que não tem fontes ou tem fontes precárias podem ser removidas imediatamente.

Os exemplos a seguir cobrem apenas alguns dos possíveis tipos de fontes confiáveis ​​e problemas de confiabilidade de fontes, e não pretendem ser exaustivos.

Código de ética[editar código-fonte]

Toda fonte para ser considerada idónea pelo Wikinotícias deve no mínimo tentar zelar para a aplicação rigorosa dos seguintes princípios:

  1. O principal dever da fonte é respeitar a verdade e o acesso público à verdade.
  2. A fonte deve respeitar os princípios de liberdade e ser honesta na colecta de notícias e na publicação das mesmas. Ela pode fazer críticas e comentários de maneira justa e imparcial.
  3. A fonte deve apenas noticiar aquilo para o qual conhece a origem.
  4. A fonte não deve falsificar documentos, nem suprimir informação essencial de propósito.
  5. A fonte deve apenas usar métodos legais e éticos para coletar informações, fotografias e documentos.
  6. A fonte deve zelar para que a notícia que foi publicada de forma equivocada seja retificada tão logo quanto possível.
  7. A fonte deve evitar a discriminação étnica, sexual, religiosa, social, cultural e de opinião.
  8. A fonte deve evitar o plágio, interpretação maliciosa, calúnia, difamação e acusações infundadas.
  9. A fonte só pode aceitar críticas e interferências dela mesma e de colegas comprometidos com princípios éticos de jornalismo. A fonte não pode sujeitar-se a interferência externa de governantes, ou outros sujeitos cuja preocupação principal não sejam o jornalismo sério e ético.

Adaptado da Declaração de Princípios na Conduta dos Jornalistas adotada pelo Segundo Congresso Internacional da Federação de Jornalistas em Bordeaux (25-28 de abril de 1954).

Fontes qualificadas[editar código-fonte]

Basicamente, uma fonte qualificada emite informação que merece ser levada a sério pelo público em geral.

Para que possamos determinar isso, é necessário conhecer a especialização de seus autores e interesses. Somente assim é possível avaliarmos a informação emitida por ela e decidir se é importante ou não para nós.

Informações modificadas ou incompletas, de forma a não corresponder às reais intenções do autor, devem ser ignoradas.

É desejável que a informação emitida pela fonte seja importante para o público. A opinião pessoal de alguém que não tem conhecimento sobre um assunto, como por exemplo a opinião do meu médico sobre o Linux, não é relevante.

Definição de fonte qualificada[editar código-fonte]

Uma fonte é qualificada quando obrigatoriamente exibe as seguintes características:

  • é possível determinar de forma inequívoca a natureza da fonte, o seu grau de familiaridade e conhecimento sobre o assunto e interesses.
  • a informação emitida pela fonte não foi modificada ou está incompleta de forma a não corresponder aos reais fatos.

Toda fonte merece ser considerada não qualificada se não for possível determinar a sua natureza. Não é obrigatório que o leitor concorde com todas as opiniões emitidas por uma fonte qualificada.

Apenas dizer o nome ou ocupação, cargo ou profissão de uma fonte, pode não ser suficiente para qualificá-la. É necessário que esteja claro o papel da participação da fonte na história.

Qualificação de fontes[editar código-fonte]

Uma fonte que a princípio é considerada como não qualificada, pode ser transformada numa fonte qualificada. Para que isso ocorra é necessário deixar de forma explícita a natureza da fonte ou garantir que o que foi escrito sobre o que ela disse corresponde aos fatos. Nesses casos pode ser necessário a disponibilização de outras fontes que confirmem as informações.

Comentários de fontes ordinárias podem ser úteis e é permitido usá-las desde que dentro do contexto daquilo que é relatado pelas fontes importantes.

Fontes anônimas[editar código-fonte]

Em alguns casos uma fonte deseja permanecer anônima porque teme pela sua segurança. Isso ocorre principalmente em países em que a liberdade de expressão é controlada, e as pessoas correm o risco de serem presas ou executadas caso emitam opiniões que não estejam de acordo com a vontade do Estado.

Por causa disso, nos casos em que a liberdade de expressão é indubitavelmente controlada, a legislação local não garante a liberdade de opinião e há riscos à integridade física e pessoal do autor.

Encontre fontes[editar código-fonte]

Para encontrar fontes para sua notícia, você pode usar um agregador de notícias como o Google Notícias ou o Bing News, ou até mesmo pesquisar o título da sua notícia em um mecanismo de busca como o Google. Para usá-las na notícia, veja Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia.

Ver também[editar código-fonte]