Wikinotícias:Login unificado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A Wikimedia Foundation opera diversos projetos. Os usuários foram inicialmente obrigados a criar contas em cada um destes projetos, em idiomas distintos. Isso causou trabalho extra para os utilizadores.

O sistema de login unificado combina as contas em todos esses projetos. As maiores vantagens são a inscrição única (você não tem que criar uma conta a cada novo projeto que contribuir; seu username acompanha você) e identidade consistente (seu nome de usuário agora sempre representa você; ninguém mais pode usá-lo em outro projeto).

História[editar]

O usuário Brion Vibber esteve empenhado neste projeto. Ele iniciou uma discussão no Meta em dezembro de 2005.

Brion anunciou sucesso em seu teste de migração em novembro de 2006. O recolhimento de dados teve 2 horas e a fusão automática teve 5 horas. 4.457.075 contas primárias foram confirmadas, com 578.128 contas secundárias unificadas automaticamente baseadas em endereços de e-mail.

O login unificado foi implementado para administradores somente em março de 2008, e o meta:Steward requests/Usurpation foi criado para resolução de eventuais conflitos.

Como unificar[editar]

Atualmente, os administradores podem unificar contas manualmente. Para fazer isso, vá para Special:MergeAccount. A wiki que você escolher será sua residência-wiki e o seu endereço de e-mail e sua senha serão exportadas para todas as suas outras contas.

Em Special:MergeAccount, você será solicitado a digitar sua senha para verificação. Então, todas as wikis com a mesma senha ou o mesmo e-mail serão unificadas.

Depois desse passo, você poderá logar em qualquer wiki da Wikimedia com seu nome de residência-wiki, a menos que exista uma conta não unificada com o mesmo nome de usuário.

O que muda[editar]

Registrando um nome de usuário ele fica reservado em todos os lugares; isso significa que usuários diferentes já não podem registrar a mesma conta, em diferentes wikis. Os usuários só precisam definir e confirmar seu endereço de e-mail em uma única conta. Mudando a senha em qualquer wiki mudará também nas demais em conformidade.

O que não muda[editar]

  • Algumas coisas ainda são locais:
    • Direitos de usuário são locais, o que significa que os administradores não tem acessos administrativos em todos os lugares.
    • Preferências do usuário são locais, embora somente o e-mail precisa ser definido e confirmado em um só lugar. Você pode continuar a ter diferentes preferências em diferentes locais.
  • Os utilizadores podem ainda ter diferentes nomes em dois sites; no entanto, estas contas não serão vinculadas ao login unificado.
  • O sistema de login unificado está disponível para os projetos da Wikimedia Foundation; sites que se utilizem do software wiki, mas não são operadas pela Fundação continuarão a ter sistemas de contas separados.

Resolução de conflitos[editar]

O sistema irá automaticamente unificar as contas se elas tiverem um mesmo endereço de e-mail autenticado, ou o usuário puder fornecer corretamente sua senha.

Stewards podem ver os dados sobre nome global e manualmente unificar ou não contas usando Special:CentralAuth.