Wikinotícias:Checkuser/Pedidos de verificação/Caixa1

Fonte: Wikinotícias

Esta página destina-se a regist(r)ar os pedidos de verificação do CheckUser. Alguns critérios foram estabelecidos para a verificação que, no final, estará sujeita à apreciação de um dos verificadores de contas.

Antes de requerer uma verificação
  • Leia atentamente a documentação existente sobre o CheckUser
  • Leia atentamente a documentação sobre sock puppets. Tenha em atenção que os sock puppets poderão ter usos ilegítimos como também legítimos[1].
Para requerer uma verificação
  • Indique o(s) editor(es) a ser(em) verificado(s), bem como 3 ou 4 diferenciais que provem que ele está a ser utilizado para fins não legítimos (vide Wikipedia:Sock puppet).
  • O pedido será analisado (e só será satisfeito nessas condições) a partir do momento em que existirem cinco editores em consenso (independentemente dos editores que se opuserem) validando a proposta.
  • Ressalve-se que a avaliação dos argumentos (a favor, obviamente) caberá, em última instância, aos verificadores de contas, com direito de considerar que o pedido foi mal formulado, ou mal fundamentado, mediante a votação entre si. A verificar-se, o pedido apenas será deferido se (e só se) obtiver a maioria das aprovações dos verificadores; caberá ao último verificador a manifestar-se a obrigatoriedade de desempatar a votação ou, no caso deste ser o causador do empate, caberá ao primeiro, ou segundo, se o primeiro tiver opinião coincidente (em rotação, portanto).
Sobre os resultados
  • Caso seja estabelecida alguma ligação entre o editor verificado e outros editores, essas ligações serão contactadas - por ordem de tentativas: e-mail, página de discussão - por forma a manter o sigilo, e será aguardado um período de cinco dias úteis por confirmação de recepção, com os devidos motivos; O objectivo deste e-mail é alertar o editor que foi cruzado durante a verificação, e dar a possibilidade de parar com o tipo de edições que ilegitimiza a respectiva conta[2].
  • Findo o prazo, se as edições não pararam, ou se não foi recebida resposta via e-mail ou página de discussão, o caso será exposto na Wikinotícias:Redação para apreciação da comunidade (leia-se: sanção pública).
  • De acordo com a política de privacidade a que o uso do CheckUser está sujeito, a divulgação dos resultados para a comunidade não é mandatório.
Leituras recomentadas

Documentação sobre CheckUser:

Documentação sobre Sock puppet:

Notas
  1. De Wikipedia:Sock puppet: [...] Sock puppets podem ter usos legítimos como a preservação da própria integridade do usuário, desde que o seu uso nunca entre em choque com as políticas da Wikipédia [...]
  2. O objetivo do CheckUser não é ridicularizar o detentor do sock puppet mas sim parar com as edições não-legítimas.