Versão em xarope do Tamiflu para crianças já está sendo distribuída no DF

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 21 de agosto de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou hoje (21) que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu o princípio ativo do Tamiflu e elaborou a versão infantil do medicamento. Além do DF, seis estados foram orientados pelo Ministério da Saúde a produzir a versão pediátrica.

As primeiras doses do xarope já estão sendo distribuídas em postos de saúde e em quartéis do Corpo de Bombeiros. O remédio é indicado para crianças menores de 12 anos com suspeita ou confirmação da influenza A (H1N1).

De acordo com o secretário adjunto de Saúde do DF, Florêncio Cavalcante, houve uma redução no estoque de Tamiflu infantil na semana passada. Mas a secretária de Vigilânia à Saúde do DF, Disney Antezana, garantiu que o estoque produzido pelo HUB – de 7 mil tratamentos – é suficiente para a demanda. "Não estamos com falta de medicação", disse, em entrevista coletiva.

Segundo o Ministério da Saúde, o laboratório fabricante (Roche) não tem disponível para a venda o tratamento infantil. Por isso, o ministério enviou a matéria-prima aos seis estados e ao DF, que passaram a processar a versão pediátrica. Esse preparo deve ser feito de acordo com as orientações contidas no manual do fabricante e no guia simplificado do ministério, que também foram enviados aos estados e ao Distrito Federal.

Fontes