Venezuelanos podem voltar em massa para a Colômbia

Fonte: Wikinotícias

11 de outubro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Milhares de migrantes venezuelanos podem retornar à Colômbia, após o fim das restrições impostas pelo governo durante a pandemia. Muitos deles foram forçados a retornar à Venezuela devido à estagnação econômica. Autoridades na fronteira se preparam para receber um fluxo significativo de migrantes.

É o caso de Gabriel Pérez, um venezuelano de 37 anos que viveu toda sua vida em uma cidade do interior da Venezuela, junto com sua mãe e irmão. Há dois anos e meio ele decidiu migrar para a Colômbia em busca de um futuro melhor. “A maioria de nós voltou porque na Colômbia há uma reativação da economia, que na Venezuela não tem”, disse ele.

Agora, sete meses após o início da pandemia, cerca de 200 mil venezuelanos podem retornar à Colômbia, segundo estimativas colombianas. Diante desta situação, as autoridades procuram ajudar os migrantes com suprimentos básicos, para tornar sua viagem mais suportável.

“A saída entre eles é de segunda a sexta-feira com uma cota de 200 migrantes diários”, disse Bernardo Pantoja, coordenador do Centro de Saúde Tienditas (CAST). O centro ajuda na destruição de kits de alimento e higiene pessoal.

Existem pelo menos três outros centros de atendimento que atuam em coordenação entre o governo colombiano e a cooperação internacional, para auxiliar os migrantes venezuelanos.

Fontes