Venezuela restabelece relações diplomáticas com a Colômbia

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

10 de março de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo venezuelano anunciou ontem (9) o restabelecimento das relações diplomáticas com a Colômbia. O país havia rompido relações em solidariedade ao Equador, após a invasão do exército colombiano ao território equatoriano em busca de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no último dia 1º.

Na última sexta-feira (7), após um dia inteiro de discursos acalorados e momentos de tensão entre alguns dos chefes de Estado e de governo presentes à 20ª Cúpula do Grupo do Rio, em Santo Domingo, na República Dominicana, os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Equador, Rafael Correa, apertaram as mãos e deram por encerrada a crise.

“O governo da República Bolivariana da Venezuela, animado pela vitória da paz e da soberania obtida no Grupo do Rio, onde se demonstrou a importância da união latino-americana para a superação dos conflitos, decidiu restabelecer ao normal o funcionamento de suas relações diplomáticas com o governo da República da Colômbia”, afirma a nota.

Ainda segundo o comunicado, o governo venezuelano deverá enviar, imediatamente, um representante diplomático a Bogotá, capital colombiana. A Venezuela anunciou também que já comunicou às autoridades colombianas sua “melhor disposição” para receber em Caracas, capital venezuelana, a representação diplomática da “República irmã”. Em meio à crise, o governo venezuelano havia expulsado o embaixador da Colômbia de seu território, além de ter retirado seu chanceler de Bogotá.

Fontes