Venezuela: 30% querem migrar e 70% não conseguem comprar comida suficiente
28 de julho de 2024
Quase 30% dos venezuelanos ainda querem migrar e quase 70% não conseguiram comprar comida suficiente nos últimos doze meses. Os dados são do Gallup, que observou que, embora o desejo de sair do país tenha diminuído, para 27% dos entrevistados em 2023 deixar a Venezuela ainda é a única forma de melhorar de vida. 68% também disseram que tiveram dificuldades de comprar comida suficiente, o que inclui os 20% mais ricos do país, que também relataram dificuldades.
O país sofre com as sanções impostas por diversos governos após os resultados pouco confiáveis das eleições nas duas últimas décadas que mantiveram o Regime Chavista no poder. Com as sanções, o preço dos alimentos e outros itens básicos, como remédios, subiu ou eles ficaram escassos no mercado devido à impossibilidade de importações e porque a Venezuela não tem autosuficiência tecnológica para produzi-los.
Estima-se que de 6,5 a 8 milhões de venezuelanos tenham migrado desde meados dos anos 2000, quando o Regime Chavista levou à piora das condições sócioeconômicas no país.
Vitória da oposição pode mudar futuro do país
Cerca de 21 milhões de venezuelanos maiores de 18 anos estão aptos a votar hoje e analistas creem que a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, pode mudar o futuro do país.
Pesquisas eleitorais indicam que Urrutia tem a preferência popular, mas há temores de que o governo Maduro cometa algum tipo de fraude, após ontem autoridades estrangeiras convidadas por Urrutia para observarem o processo terem sido impedidas de entrar no país. "Tudo aponta para a vitória da oposição, mas por se tratar de um regime autoritário há analistas mais cautelosos que admitem a possibilidade de haver fraude na contagem dos votos", reportou o portal SIC de Portugal.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Venezuela — Acnur
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- Venezuela Faces Crossroads in High-Stakes Election — Gallup, 26 de julho de 2024
- Com a oposição a liderar sondagens, Nicolás Maduro ameaça iniciar banho de sangue e guerra civil na Venezuela — SIC, 25 de julho de 2024
- Como começou a crise na Venezuela? — Politize, 10 de janeiro de 2019
- Por que a Venezuela enfrenta escassez de alimentos — G1, 18 de julho de 2016