María Corina Machado ganha o Prémio Václav Havel para os Direitos Humanos do Conselho da Europa
1 de outubro de 2024
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ganhou o Prémio Vàclav Havel de Direitos Humanos, atribuído anualmente pelo Conselho Europeu. Ela é a primeira mulher latino-americana a recebê-lo.
Este prémio foi atribuído pela primeira vez em 2013 ao defensor bielorrusso dos direitos humanos Ales Bialiatski.
No entanto, a política venezuelana não pôde vir pessoalmente receber o seu prémio em Estrasburgo, uma vez que se encontra escondida devido a ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e do seu regime. Sua filha Ana Corina Sosa recebeu o prêmio em nome de sua mãe.
O Conselho da Europa é uma organização internacional europeia que atua na defesa dos direitos humanos, da democracia e o Estado de direito no continente. Fundado em 1949, é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. A sua sede fica em Estrasburgo, França. É composto por 46 estados-membros, incluindo os 27 que formam a União Europeia.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) María Corina Machado gana premio Václav Havel de derechos humanos — Voz da América, 30 de setembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |