Utilizador:Sir Lestaty de Lioncourt/Archive/July/2010

Fonte: Wikinotícias

Duvída quanto a categorização

Olá! Eu costumo editar a Wikipédia e Commons. Pretendo começar a editar aqui também. Li a guia ajuda e fiquei com umas duvídas.

Dúvida 1: categorias em nomes de pessoas

Porque não existem categorias no nomes de pessoas? Por exemplo: a Categoria:Fórmula 1 tem várias notícias sobre Felipe Massa. Se houvesse uma categoria chamada Categoria:Felipe Massa todas as notícias relativas a ele apareceriam na mesma página, o que facilitaria a busca de notícias do piloto e tornaria mais eficaz o uso do recurso "Correlatos" na Wikipédia, pois levaria a todas as notícias sobre a pessoas de uma vez só.

Dúvida 2: redundância na categorização

Há redundância na categorização. Por exemplo: Eu li a a notícia "Alonso melhora em Montmeló e Lewis Hamilton, último, sofreu outro acidente" A página está nas categorias: Desporto, Fórmula 1, Automobilismo, Europa, Espanha, Reino Unido. Se Fórmula 1 é uma categoria automobilistica e o automobilismo é um desporto, a página precisa estar em todas? Teoricamente a Categoria:Fórmula 1 estaria dentro da Categoria:Automobilismo que estaria dentro da Categoria:Desporto e isso resolveria todo o nosso problema.

Voltando as categorias em que a página se encontra: Europa, Espanha, Reino Unido. Espanha e Reino Unido ficam dentro da Europa, estão sabe-se que o fato ocorreu lá. Até porque a Categoria:Espanha e a Categoria:Reino Unido estão dentro da Categoria:Europa (novamente a redundância).

Dúvida 3: categorias não são muito específicas

Outro pontos a chamar a minha atenção, as categorias NÃO são muito específicas. Por exemplo: Categoria:Espanha - isso pode querer dizer qualquer coisa. Que morreu o rei, que vai ter Olímpiada em Madrid ou que caiu uma bomba em Barcelona. Eu sou a favor da criação de categorias como Categoria:Desporto na Espanha, Categoria:Política na Espanha, Categoria:Cinema na Espanha etc.

--Minerva97 18h41min de 30 de Junho de 2010 (UTC)

Olá Minerva, concordo em tudo o que disse... faz muito tempo que tento arrumar tempo para corrigir isso... mas existem coisas mais antigas qu isso que vou dando prioridade. Devido ao baixo número de usuários por aqui o trabalho fica acumulado e portanto toda ajuda sempre é bem vinda. Se achar interessante fazer esse tipo de categorização fique a vontade para o fazer. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 00h04min de 1 de Julho de 2010 (UTC)
  • Assim sendo, começarei o mais rápido o possível com a recategorização. ;) --Minerva97 19h30min de 1 de Julho de 2010 (UTC)
  • Percebi que as páginas mais antigas estão bloqueadas. Não tenho como recategorizá-las. Quando você tiver tempo pode fazer? (sei que tem suas prioridades) --Minerva97 19h37min de 1 de Julho de 2010 (UTC)
Nesse caso basta colocar um aviso ou na discussão ou na pag de pedidos aos admins que as pags serão desprotegidas -- @lestaty discuţie 23h41min de 1 de Julho de 2010 (UTC)

Medidas dráticas

Olá! Eu fiz as edições nas páginas que você liberou, entretanto provavelmente algum editor irá desfazer como foi desfeita nessa página "Copa do Mundo de 2010: Alemanha goleia Argentina e avança às semifinais". Onde posso convocar uma discussão com os administradores e burocratas para discutirmos o sistema de categorização das notícias?? --Minerva97 00h30min de 7 de Julho de 2010 (UTC)

Olá Minerva, antes deve tentar conversar com o usuário que reverteu e tentar entender o motivo pelo qual ele lhe reverteu, ou simplesmente reverta e explique o motivo pelo qual alterou e diga que você estava autorizada a fazê-lo. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 22h27min de 8 de Julho de 2010 (UTC)
  • Já reverti. Caso alguém reverta. Vou abrir diálogo. --Minerva97 22h39min de 9 de Julho de 2010 (UTC)

Agradecimentos

Olá Lestaty, obrigado pelas boas vindas. Me interessei bastante pelo projeto. Acho legal um usuario contribuir para notícias nesse sentido. Cada um pode criar uma noticia, em si, não importando o tema, desde que se enquadre nas normas. A algum artigo ou secção que você me recomendaria ler antes de redigir alguma rtigo? Gosto de trabalhar com tema da tecnologia (novidades no mundo da informática por exemplo). Obrigado pela sua atenção. Vinicius Lima 10h41min de 3 de Julho de 2010 (UTC)

Acho que apenas as páginas de políticas e os links da msg de boas vindas são suficientes. Nossa única recomendação, assim como em todoprojet da Wikimedia é que seja ousado e que não faça VDA. Abraços -- @lestaty discuţie 20h47min de 4 de Julho de 2010 (UTC)