União Europeia: novas regras para a venda de pneus

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de maio de 2020

Na quinta-feira (13), o Parlamento Europeu aprovou um novo sistema de rotulagem para pneus. O objetivo é reduzir o consumo de combustível, as emissões de gases do efeito estufa e o ruído.

Uma parte significativa — entre 20 e 30%, dependendo do modelo — do consumo de combustível dos veículos vem precisamente da qualidade dos pneus. O transporte rodoviário é responsável por 22% das emissões de gases do efeito estufa. Com base nesta observação, a União Europeia decidiu oferecer informações sobre a eficiência dos pneus.

Os novos rótulos detalham o consumo de combustível, a aderência no asfalto úmido (usando uma escala de A a G semelhante à já usada em eletrodomésticos), bem como o ruído produzido (medido em decibéis) Posteriormente, também serão adicionadas informações sobre a aderência em superfícies de neve e gelo.

Além disso, assim que um teste adequado for desenvolvido, também serão adicionadas informações sobre quilometragem e desgaste, uma vez que a abrasão do pneu é considerada um dos principais vetores de difusão de microplásticos no ambiente.

A nova rotulação vai ser obrigatória a partir de 1 de maio de 2021.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com