União Africana exorta Putin a pôr fim ao conflito

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O presidente senegalês e presidente da União Africana, Macky Sall, pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, que busque um cessar-fogo duradouro na Ucrânia. A conversa de Sall com Putin ocorre apenas uma semana depois que o Senegal se absteve de uma votação da ONU para condenar a invasão russa. As nações africanas têm interesse em ver o fim da guerra, mas também em não perturbar Putin.

O pedido de Sall como presidente da União Africana na quarta-feira foi um contraste com suas ações como presidente senegalês uma semana antes, quando o Senegal se juntou a 16 outros países africanos na abstenção de uma votação da ONU para condenar a invasão russa.

O Senegal é considerado um farol da democracia na África Ocidental, então a mudança foi uma surpresa para muitos.

“[Não-alinhamento] tem sido a postura padrão para muitos países africanos ao longo dos anos, onde eles preferem não se envolver ou não se envolver entre grandes rivalidades de poder”, disse Joseph Siegle, diretor de pesquisa do Centro Africano para Estudos de Estratégias. “E assim, não é um voto de apoio à Rússia, mas um voto para tentar manter a neutralidade.”

A Rússia tem uma infinidade de negócios em todo o continente africano. O Senegal, por exemplo, assinou um acordo de US$ 300 milhões com a petrolífera russa Lukoil no ano passado. A empresa também tem operações em Camarões, Egito, Gana e Nigéria. As mineradoras russas também estão ativas em toda a África, desde a extração de diamantes em Angola até o alumínio na Guiné e o urânio na Namíbia.

Mais notavelmente, Moscou é o principal fornecedor de armas da África e desde 2015 assinou acordos militares com mais de 20 países africanos. Além disso, as empresas militares privadas da Rússia com laços estreitos com o Kremlin ganharam uma posição cada vez mais forte em países africanos como o Mali e a República Centro-Africana.

Assim, embora possa ser do interesse de muitos países africanos evitar tensões com o Kremlin, os líderes estão começando a sentir os efeitos da guerra. “A Rússia é um país que exporta muitos produtos, principalmente gás e matérias-primas como trigo”, disse Abdou Rahmane Thiam, chefe do departamento de ciência política da Universidade de Cheikh Anta Diop, em Dakar. “Isso pode ter um impacto econômico, especialmente no que diz respeito ao comércio.”

Felizmente, a União Africana tem alguma influência, disse Thiam. Ele disse que as relações internacionais não são decididas apenas pelas grandes potências mundiais – a União Africana ainda é uma instituição regional que pode ser considerada uma voz influente. A Rússia também precisa da África, acrescentou, e é do seu interesse ouvir a União Africana. “As relações internacionais não são decididas apenas pelas grandes potências mundiais – a União Africana ainda é uma instituição regional. Pode ser considerada uma voz influente”, disse Thiam. “A Rússia também precisa da África. É do seu interesse ouvir o porta-voz da União Africana.”

Em um comunicado sobre a ligação, o Kremlin se referiu à invasão como uma “operação militar especial para proteger o Donbass” e não mencionou o pedido de cessar-fogo de Sall. Em vez disso, afirmou que a Rússia foi solicitada a evacuar com segurança os cidadãos estrangeiros e disse que ambos os líderes reafirmaram seu compromisso de desenvolver ainda mais as relações russo-africanas.

Notícias Relacionadas

Fontes

((en)) African Union Urges Putin to End Conflict — VOA, 10 de março de 2022